Ademir Bier, deputado bom de bola, é o destaque deste sábado (5) no Política e Viola O programa da TV Assembleia vai ao ar neste sábado (5) às 21h30, apresentado pela dupla de sertanejos Willian e Renan.

02/12/2015 12h20 | por Diretoria de Comunicação

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Por pouco a política não perdeu o deputado Ademir Bier (PMDB) para o futebol. Bom de bola desde guri, ele chamou muito cedo a atenção dos padres do Colégio Medianeira, de Erechim, cidade gaúcha onde nasceu. Pode cursar a escola de graça, desde que jogasse no time do colégio. Quando veio para Curitiba, fazer o curso Colegial Científico, jogou seis meses no Água Verde e chegou a ser convidado para integrar o escrete do Coritiba.

Não quis nem ouvir falar no assunto. Seu sonho era jogar no Atlético, time do coração até hoje. Formou-se em Administração, foi para Marechal Cândido Rondon, entrou para a política, tornou-se prefeito da cidade e depois deputado. Essas e outras revelações estão no programa Política & Viola, apresentado pela dupla Willian & Renan, que vai ao ar na TV Assembleia neste sábado (5).

Sobre política Bier tem uma definição humanista. “Governo é para cuidar daqueles que os outros não cuidam”. Sobre futebol é um tanto radical. Questionado por Willian sobre qual o seu time no Rio Grande do Sul, vai direto ao ponto: “Só tenho dois times. O Atlético e o que joga contra o Coxa”.

Ademir Bier nasceu em uma família numerosa. Doze irmãos. Era o mais novo e temporão. Não tinha quem tomasse conta dele enquanto os pais trabalhavam na lavoura e os irmãos tinham de levá-lo, no colo, para a escola. Resultado: quando começou a ir à aula já sabia ler e escrever e foi promovido para o terceiro ano.

Aos onze anos começou a trabalhar na fábrica de espingardas Taquari, arma que era o sonho de consumo de todo mundo naquela época. Quando veio a Curitiba trabalhou no Cartório do Portão e lembra com saudades das “festas americanas”. Quem levava um LP ou mesmo um compacto era o dono da festa. Depois enveredou pela corretagem de imóveis.

A dupla de músicos convidados do programa desta semana é a de Júnio & Júlio, de Ibirama, hoje fixada em Joinville, que já emplacou sucessos nacionais. Emocionaram o deputado com a primeira música que cantaram: “Noite Maravilhosa” (A noite está linda, maravilhosa meu bem/ E a madrugada será deliciosa também/ Quanto frio passei, esperando meu bem, teu calor/ Nesta noite eu quero marcar nossa vida com muito amor). Era a música favorita do irmão falecido de Ademir Bier, com quem ele tinha grande ligação. Não sabia quem eram os autores e ficou impressionado com a coincidência de conhecê-los e ouvir justamente aquela música.

A sessão de música e prosa encerrou com a música “Filho Pródigo”, maior “hit” da dupla catarinense. Música que conta às desditas de um rapaz que deixa tudo que tem para ir atrás de um par de olhos azuis. “Eu tinha bom gado de corte, eu tinha bom gado leiteiro/ Eu tinha um cavalo baio, e um abundante celeiro/ Eu era muito respeitado, eu fui campeão de rodeio/ E por todas as redondezas, queriam ouvir meus conselhos/ Por causa de um par de olhos, azuis claros como o luar, ai, ai, ai/ Eu disse meu pai vou embora, eu vou procurar/ Sem ela não posso ficar”.

O “Política  & Viola” faz parte da nova grade da TV Assembleia (antiga TV Sinal). A programação segue a orientação do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que traçou a meta de tornar o canal da Assembleia um veículo para aproximar a população do Legislativo. O programa vai ao ar na TV Assembleia todos os sábados, às 21h30, com reprise aos domingos, ao meio-dia. A TV Assembleia pode ser assistida no canal 16 da Net e na internet, neste link.

*Assista ao vídeo relacionado no Facebook da Alep.