André Bueno defendeu o incentivo aos esportes e a extensão da Lei da Ficha Limpa O deputado também procurou ampliar o limite de isenção do ICMS das micro e pequenas empresas e defendeu programas de ensino integral nas escolas.

15/01/2019 08h00 | por Sandra C. Pacheco
Deputado André Bueno (PSDB).

Deputado André Bueno (PSDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado André Bueno (PSDB).

“Os cidadãos paranaenses têm o direito de viver em conformidade com um ideal de justiça e honestidade, onde todos os representantes e funcionários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sejam pessoas de conduta e moral incorruptas”. A afirmação consta da justificativa apresentada pelo deputado André Bueno (PSDB) ao primeiro projeto de lei que apresentou em sua vida parlamentar. Autuado com o nº 2/2011, visava a aplicação da Lei Complementar nº 135/2010 (Lei federal da “Ficha Limpa”) também na nomeação de cargos comissionados na administração estadual.  A proposta tramitou na Assembleia Legislativa do Paraná, juntou-se a outras proposições de cunho semelhante a acabou se transformando na Lei da Ficha Limpa estadual, um dos orgulhos do deputado.

Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cascavel Edgar Bueno, o economista e empresário André Bueno iniciou a vida pública em 2002, em Cascavel, sua cidade natal, assumindo o cargo de diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL). Passou a vice-presidente e depois presidiu a entidade. Em 2008 foi convidado a ocupar o cargo de vice-presidente de Comércio da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC). Assumiu a vice-presidência geral no ano seguinte e ali permaneceu até 2010, pouco antes de assumir a presidência. Desvinculou-se para poder se dedicar à carreira politica. Foi também vice-presidente do Sicoob – Cooperativa de Crédito dos Empresários de Cascavel.

O primeiro mandato veio nas eleições de 2010, pelo PDT, com 55 mil votos. Além da Lei da Ficha Limpa, foi nesse período um dos autores da Lei de Incentivo ao Esporte, que destina recursos a atletas, obras e programas para a área. Também se empenhou para abrir a Ala de Queimados do Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

No segundo mandato, obtido nas eleições de 2014 por meio de 36 mil votos, ainda pelo PDT, pautou sua atuação principalmente pela defesa da ampliação do limite de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das micro e pequenas empresas e da implantação do Programa de Ensino em Tempo Integral nas escolas municipais e estaduais do Paraná.

Defendeu ainda a duplicação da BR-277 no trecho entre Cascavel e Medianeira; a construção dos contornos Norte e Sul; a construção de um aeroporto e de um hospital regional; o fomento à bacia leiteira; a agroindústria; a pavimentação de estradas rurais e a criação de parques tecnológicos e industriais.

No ano passado decidiu trocar o PDT pelo PSDB. Em outubro foi eleito para a presidência do diretório municipal da legenda tucana. Ele disputou a reeleição pela coligação Paraná Firme (PP/PTB/DEM/PSDB/PSB). Obteve 26.955 votos, insuficientes para mantê-lo ocupando uma cadeira no Legislativo estadual.