Aplicativos da Sejuf encorajam solidariedade e contratação de serviços Paraná Serviços está disponível em 210 municípios paranaense e já teve 25 mil downloads realizados.

20/09/2019 13h49 | por Vanderlei Rebelo
Aplicativo criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho permite o contato entre trabalhadores autônomos e pessoas que desejam contratar seus ofícios.

Aplicativo criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho permite o contato entre trabalhadores autônomos e pessoas que desejam contratar seus ofícios.Créditos: Arte: SEJUF

Aplicativo criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho permite o contato entre trabalhadores autônomos e pessoas que desejam contratar seus ofícios.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) abre espaço na próxima terça-feira (24) para a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) expor ações que facilitam a contratação de serviços e a doação de alimentos, roupas e até eletrodomésticos através de dois aplicativos criados pela pasta – o Paraná Serviços e o Paraná Solidário.

Para falar dessas iniciativas, o assessor de Inovação da Sejuf, André Telles, vai ocupar a tribuna da Assembleia no grande expediente da sessão plenária de terça, a convite do líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD).

O app Paraná Serviços permite o contato entre trabalhadores autônomos (pedreiros, pintores, manicures, marceneiros, diaristas etc.) e pessoas que desejam contratar seus ofícios. Uma negociação direta entre as duas partes, sem intermediários e sem burocracia. Feito o trabalho, o contratante pode avaliar o serviço contratado, numa escala de uma a cinco estrelas.

O aplicativo foi criado em março e está disponível em 210 municípios paranaenses. Mais de 25 mil downloads dele já foram feitos na página digital da Sejuf.

O Paraná Solidário será lançado nos próximos dias: vai conectar doadores potenciais (de roupas, comida, calçados, eletrodomésticos) e entidades sociais – 52 delas já estão pré-cadastradas no programa. O app é capaz de geolocalizar as entidades mais próximas do doador, que poderá escolher a quem vai fazer a doação.

Surdos – Antecipando as celebrações do Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro, o grande expediente da sessão plenária de quarta-feira (25) será destinado à participação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

Desde o dia 5 de agosto a Assembleia Legislativa realiza a transmissão da sessão plenária ao vivo com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) traduzindo de forma simultânea todos os pronunciamentos, debates e as votações de projetos de leis.

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), que convidou a Federação para participar do grande expediente, considera um avanço do Legislativo paranaense a inclusão da Libras durante a transmissão dos debates em plenário. “É um momento histórico. O objetivo é tornar as transmissões mais inclusivas e acessíveis à comunidade surda. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e a Mesa Executiva”, destacou. “Essa é mais uma iniciativa da Assembleia para abrir suas portas, praticar a inclusão e permitir o acesso aos debates da Casa a todos os cidadãos”, enfatizou Traiano à época do início das transmissões.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação