Aprovadas diretrizes de combate à depressão e ao suicídio nas escolas Projeto de lei 62/2020, que prevê ações de valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná, avançou na forma de um substitutivo geral da CCJ.

12/04/2022 17h46 | por Eduardo Santana
Deputados aprovam projeto que prevê ações de valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná.

Deputados aprovam projeto que prevê ações de valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputados aprovam projeto que prevê ações de valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária desta terça-feira (12) a proposta que visa combater a depressão e o suicídio nas escolas paranaenses. O projeto de lei 62/2020, que cria diretrizes para a valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná, passou em segundo turno de votação.

A proposição avançou na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apresentado pelo próprio autor, deputado Paulo Litro (PSD). O novo texto determina o fornecimento de indicadores e informações básicas à comunidade escolar a respeito de situações que caracterizem suicídio, automutilação e depressão; a prestação de orientações especializadas às equipes técnico-pedagógica e docente; e a realização de ações para a solidificação de valores no desenvolvimento psicossocial dos estudantes.

O substitutivo ainda visa proporcionar estratégias preventivas para solucionar conflitos, utilizando-se da interação com o meio para intermediar e superar as situações de risco; e fortalecer o vínculo entre professores e alunos, com momentos de reflexão que favoreçam a boa convivência, o crescimento das relações interpessoais, o respeito mútuo, o acolhimento das diferenças e o exercício da comunicação.

“Especialistas afirmam que os alunos atingidos têm uma dura realidade de abuso físico e sexual, maus-tratos, separação parental, ciclo familiar instável e condições sociais desfavoráveis. Além disso, não possuem noção real da vida e não conseguem se defender de alguma situação de perigo”, destaca Litro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens e no Brasil o Ministério Público apontou que, no período de uma década, apresentou um crescimento de 40% na taxa de suicídios entre crianças de 10 a 14 anos e de 33,5% para jovens de 15 a 19 anos. 

“São números que não podem ser ignorados e que exigem do Poder Público iniciativas que oportunizem apoio e condições favoráveis para o desenvolvimento social, psicológico, físico e intelectual dos estudantes”, afirma o autor na justificativa do texto.

Crédito

Os parlamentares aprovaram em segundo turno de votação o projeto de lei 117/2022, do Poder Executivo, que trata da aprovação de um crédito especial ao orçamento do Estado no valor de R$ 10,4 milhões. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria segue para sanção, ou veto, do Governo do Estado. Segundo o Executivo, o recurso será destinado para a construção de novas unidades habitacionais, melhorias de moradias existentes, execução de infraestrutura e recuperação ambiental. O objetivo, a justificativa da proposta, é garantir o direito social à moradia às famílias em situação de vulnerabilidade social, mantendo o atendimento prioritário aos grupos familiares que ocupam ilegalmente áreas de proteção ambiental e/ou áreas de riscos.

Títulos

Passaram em primeira votação os projetos de lei 579/2018, do deputado Tadeu Veneri (PT), que considera de Utilidade Pública a Associação Beneficente Anjos da Cidadania, de Fazenda Rio Grande; e 271/2021, do deputado Evandro Araújo (PSD), que concede o título de Capital do Morango do Estado Paraná ao município de Jaboti.

Já o projeto de lei 416/2021, do deputado Cobra Repórter (PSD), que concede o título Utilidade Pública à Associação Comunidade Terapêutica Viver Bem Assistência e Apoio a Mulheres Dependentes Químicas e Alcoólatras e Familiares, de Ibiporã, foi aprovado em segundo turno.

Homenagem

Por fim, o projeto de lei 546/2018, do deputado Marcio Nunes (PSD), que denomina de Olivio Jacometo o viaduto localizado no km 157 da rodovia BR-376, no município de Mandaguaçu, avançou em primeiro turno de votação.

Sessão pela manhã

Conforme anunciado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), a sessão plenária desta quarta-feira (13) ocorrerá pela manhã, com início à 9h30.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação