Aproveite seu 13º salário

10/12/2019 09h00 | por Diretoria de Comunicação / Alep
Aproveite o seu 13º salário !

Aproveite o seu 13º salário !Créditos: Divulgação

Aproveite o seu 13º salário !

Seu 13º chegou !!! Com a alegria de uma salário extra, vem também as preocupações e dúvidas sobre como utilizar melhor o dinheiro.

Separamos algumas perguntas e respostas dos influenciadores digitais Fly, consultor financeiro e a empreendedora Ana Paula Xongani, sobre o uso do 13º.

Veja cinco dicas para você aproveitar da melhor forma que o dinheiro que demorou um ano inteiro para estar na sua conta.

1- Olhe com carinho para as dívidas

Pagar dívidas, claro, deve ser a prioridade quando cai algum dinheiro extra. Assim, você reduz na sua vida o impacto dos juros que comem parte do seu salário. Mas se o rombo é maior do que seu 13º, avalie se é o caso de colocar todo o dinheiro lá. Um caminho pode ser usar o dinheiro para abater uma parte e renegociar a dívida, tentando aumentar o prazo e diminuir o juro. Mas, atenção :  a parcela deve caber no seu bolso. Se você ficar zerado no fim do ano, corre o risco de gastar o que não tem no cartão de crédito ou no cheque especial, que têm juros maiores ainda. Ou seja, no fim das contas, o rombo pode aumentar.

2 – Atenção : ele vem uma vez por ano

Parece óbvio, mas o 13º vem só uma vez por ano. Então, tente não misturá-lo à sua renda mensal. Não adianta usar esse dinheiro para dar entrada em um smartphone novo caríssimo se depois as outras 11 parcelas não vão caber no seu orçamento do mês. É uma ilusão. Então, se você quer muito comprar alguma coisa nova e o valor do 13º permite, vá adiante, mas sem deixar coisas penduradas.

3 - Preciso tudo isso de lembrancinha?

Fala a verdade, é muito bacana no fim do ano sair comprando presente pra todo mundo. Dá um prazer! Existe até explicação científica para essa satisfação momentânea, mas ela pode ser responsável por levar todo o 13º embora. Então, respire um pouquinho antes de abrir a carteira. Preciso levar tudo isso mesmo de lembrancinha? Realmente posso gastar R$ 200 neste presente? Tente fazer esse exercício no fim de 2019.

4 - Estabeleça um desafio

Se está difícil fechar o mês, como vou investir no futuro? Você possivelmente já se fez essa pergunta. Sim, investir não é fácil. Não é mesmo! Mas esta prática tem mais a ver com hábito e disciplina das pessoas do que com o nível salarial. Tem gente que ganha R$ 20 mil e não aplica nada. Tem gente que ganha R$ 2 mil e consegue guardar R$ 100 todo mês. O 13º é um grande incentivo para começar. Entre dívidas, festas de fim de ano e presentes, que tal separar uma parte para começar um investimento? Pode ser pouco, o importante é estabelecer essa meta e cumprir. Aí vai uma dica: procure um plano de previdência privada. Você vai começar a guardar dinheiro pensando no longo prazo. Com R$ 50 por mês você já encontra alternativas. Então comece as resoluções de ano novo antes do ano acabar!

5 - Olhe para o ano passado

Um exercício para não torrar todo o 13º salário é olhar onde foi parar seu dinheiro em dezembro do ano passado. Desapareceu nas festas? Numa viagem além das suas possibilidades? Em uma montanha de presentes? Na troca do carro por impulso? Conseguir identificar alguma extravagância ou gasto fora da curva lhe ajuda a não cair na mesma armadilha. Isso porque, por incrível que pareça, é comum as pessoas repetirem os mesmos hábitos todos os anos.

Se você tem uma história bacana para compartilhar, fotos ou sugestões, fale com a gente entrenos@assembleia.pr.leg.br