Arte & Cultura na Assembleia desta semana é um passeio pelas notas mais graves da música paranaense Em uma conversa com o baixista Glauco Solter, um dos mais importantes músicos do Paraná, o instrumento que dá peso às batidas rítmicas se transforma no protagonista. O programa vai ao ar nesta sexta-feira (26), às 11 horas.

25/08/2022 11h42 | por Trajano Budola
O músico Glauco Solter, um dos mais importantes baixistas do Brasil, conta no programa Arte & Cultura na Assembleia histórias que acumulou em mais de 30 anos de experiência..

O músico Glauco Solter, um dos mais importantes baixistas do Brasil, conta no programa Arte & Cultura na Assembleia histórias que acumulou em mais de 30 anos de experiência..Créditos: Orlando Kissner/Alep

O músico Glauco Solter, um dos mais importantes baixistas do Brasil, conta no programa Arte & Cultura na Assembleia histórias que acumulou em mais de 30 anos de experiência..

O programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (26) tem um bate papo que passa pelas ondas mais graves da música paranaense. O músico Glauco Solter, um dos mais importantes baixistas do Brasil, vai contar histórias que acumulou em mais de 30 anos de experiência com o instrumento, em turnês por todo o mundo e parcerias com grandes nomes do Jazz e da MPB. A atração da TV Assembleia vai ao ar às sextas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana.

Cascavelense de nascimento, Glauco mudou-se com a família para Curitiba ainda criança e conheceu o contrabaixo elétrico quando entrou na primeira banda de rock. “Eu já tocava piano em casa, mas superficialmente. Os instrumentos elétricos aparecerem quase por acaso. Tinha um grupo que ensaiava na igreja presbiteriana e ninguém queria tocar baixo”, conta.

Multi-instrumentista, Glauco tem atenção especial às batidas que compõem a base harmônica da música brasileira. Ele fala dessa influência que cresceu em seu repertório com a descoberta da complexidade de ritmos que derivam da cultura africana nas Américas, como o Jazz e a Música Popular Brasileira (MPB). “O baixo tem compromisso tanto harmônico quanto rítmico. A África é o grande berço, junto com o mundo árabe”, explica.

Em uma carreira extensa na música instrumental, Glauco Solter já tocou com grandes nomes como o norte-americano Ron Carter, lenda do Jazz no contrabaixo acústico, e com Hermeto Pacoal, de quem tem grande inspiração. Arranjador, compositor e produtor, Glauco Solter já gravou seis álbuns com músicas autorais, mas não consegue contar em quantas participações de estúdio atuou. “Talvez algum dia eu faça este levantamento”, confessa.

Glauco fala também do livro que lançou em sua primeira experiência como escritor, um trabalho de resgate da história dos baixistas brasileiros. “É uma pesquisa desde quando o contrabaixo entrou na música brasileira, substituindo a tuba”, explica. O registro Levadas Brasileiras é a forma que ele encontrou para referenciar os novos músicos que se interessam pelo instrumento.

Programa - Para ouvir outras histórias com o também professor Glauco Solter confira a conversa completa na TV Assembleia, às 11 horas desta sexta-feira (26). Todas as semanas, o programa Arte & Cultura na Assembleia recebe grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação