Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (15) é uma aula de folclore étnico Programa recebe a diretora do grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná e o diretor do Festival Folclórico de Etnias do Paraná

14/07/2022 14h16 | por Trajano Budola
Blanca Barco, diretora do grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná, é uma das entrevistadas do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (15).

Blanca Barco, diretora do grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná, é uma das entrevistadas do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (15).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Blanca Barco, diretora do grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná, é uma das entrevistadas do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (15).

Ramón Artigas, bailarino, é um dos entrevistados do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (15).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Ramón Artigas, bailarino, é um dos entrevistados do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (15).

Ricardo Trento, diretor do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, é um dos entrevistados do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (15).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Ricardo Trento, diretor do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, é um dos entrevistados do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (15).

O programa Arte & Cultura na Assembleia, atração da TV Assembleia criada para estimular, apoiar e valorizar a produção artística paranaense apresenta nesta sexta-feira (15), às 11 horas, uma entrevista com Blanca Barco, diretora do grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná, Ramón Artigas, bailarino, e Ricardo Trento, diretor do Festival Folclórico de Etnias do Paraná.

Eles falam da 60º edição do Festival que acontece neste mês de julho no Teatro Guaíra, em Curitiba. Blanca conta da presença espanhola na cultura paranaense, desde a fundação de Curitiba, autorizada pelo sertanista de origem espanhola, Gabriel de Lara. “Como tantas outras etnias, tiveram suas sedes e associações, cultivando cantos e danças”, explica.

“Temos em Curitiba 18 clubes folclóricos filiados à associação Interetnica do Paraná, isto prova como o folclore é uma arte”, afirma Blanca, dando ênfase à participação das várias etnias que compõe a população paranaense. Ela fala das diversas danças típicas das regiões espanholas fixadas no Paraná, como o flamenco, da Andaluzia e a muiñiera, da Galícia espanhola.

Ricardo Trento fala do folclore, como ele classifica “a arte da celebração”. “Há sempre uma possibilidade de integração da comunidade, celebrando através do tempo seus mitos. A relação da convivência do dia a dia e esta tradição se faziam através de danças e cantos nas comunidades. Hoje olhamos para este passado como folclore”, explica.

De acordo com Ricardo, o folclore traz a autenticidade dos significados, fiel às tradições dos povos. “Ele tem a possibilidade de fixar parâmetros à nossa cultura”, diz. O diretor convida as pessoas a participar e dá detalhes do Festival que, segundo ele, não é imutável e dá a cada ano novas sensações a quem o assiste. “São 16 grupos folclóricos de 13 etnias do Paraná”, conta.

Programa

O Arte & Cultura na Assembleia, que vai dar espaço a artistas locais, é uma reedição do programa Comunicação & Arte na Assembleia, adaptados aos novos moldes pós-pandemia. A ideia é que o programa receba nas próximas edições grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação