Arte & Cultura na Assembleia entrevista Fábio Elias, vocalista e guitarrista da Relespública O músico fala dos 33 anos de carreira e da cena musical no programa que vai ao ar nesta sexta-feira (29) às 11 horas.

28/07/2022 11h05 | por Trajano Budola
Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (29) entrevista Fábio Elias, vocalista e guitarrista da Relespública.

Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (29) entrevista Fábio Elias, vocalista e guitarrista da Relespública.Créditos: Reprodução

Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (29) entrevista Fábio Elias, vocalista e guitarrista da Relespública.

O programa Arte & Cultura na Assembleia, atração da TV Assembleia criada para estimular, apoiar e valorizar a produção artística paranaense apresenta nesta sexta-feira (29), às 11 horas, uma entrevista com o vocalista e guitarrista de uma das bandas de rock`n`roll mais importantes de Curitiba.

Fábio Elias, da Relespública, fala sobre a trajetória de 33 anos do trio formado por amigos de escola em 1989. “Uma típica banda de rock que nasceu na escola e na rua. Nos intervalos das aulas falávamos de música e nos fins de semana ensaiávamos na casa do baterista”, conta o guitarrista que tinha apenas 14 anos quando subiu ao palco com a banda pela primeira vez.

Carismático e articulado, Fábio Elias explica quais foram os movimentos que levaram a Relespública a se tornar uma das maiores bandas independentes do Brasil, com um show no Rock In Rio em 2001 e gravação de um especial na MTV, o canal de televisão especializado em música.

“Como os espaços para shows eram poucos, tivemos que batalhar bares do underground onde pudéssemos tocar nossas músicas autorais”, diz o também vocalista. “Ficar conhecido no país todo na época dos festivais independentes foi muito legal”, frisa.

Fábio Elias fala da relação com as rádios e com a banda que mais inspirou o som da Relespública: o Ira!, de São Paulo. Ele conta também da passagem que teve pelo universo sertanejo, com a gravação de dois discos e turnês pelo interior do país por dois anos. “Minha formação é na música caipira. Aprendi muito, cheguei a lugares onde o rock nunca me levaria”.

Programa - O Arte & Cultura na Assembleia, que dá espaço a artistas locais, é uma reedição do programa Comunicação & Arte na Assembleia, adaptados aos novos moldes pós-pandemia.

A ideia é que o programa receba nas próximas edições grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação