Assembleia aprova projeto que cria programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual Proposta do Poder Executivo, aprovada em 1º turno, vai ofertar a estudantes do Ensino Médio formação acadêmica em escolas estrangeiras e a experiência de morar em outro país.

21/10/2019 17h45 | por Eduardo Santana
Proposta do Poder Executivo, aprovada em 1º turno, cria programa de intercâmbio para estudantes do Ensino Médio.

Proposta do Poder Executivo, aprovada em 1º turno, cria programa de intercâmbio para estudantes do Ensino Médio.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Proposta do Poder Executivo, aprovada em 1º turno, cria programa de intercâmbio para estudantes do Ensino Médio.

Estudantes da rede pública estadual de ensino terão a chance de estudar no exterior. É o que prevê o projeto de lei

726/2019, do Poder Executivo, aprovado em primeiro turno de votação na sessão plenária desta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A proposta institui, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte — SEED, o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo, que vai ofertar aos estudantes secundaristas dos colégios estaduais formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao ensino médio no Brasil.

Na justificativa do projeto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirma que o Ganhando o Mundo vai proporcionar aos estudantes da Rede Pública experiências e conhecimento por meio da vivência e convivência em ambiente educativo de outros países. “Mais do que aprender um novo idioma, o programa possibilitará que nossos alunos tenham a oportunidade de viver experiências culturais que vão agregar muito no aprendizado, na visão de mundo e na sua vida como um todo”, afirma o chefe do Executivo. “Ter estudantes preparados para o futuro vai nos ajudar a construir um Paraná moderno, com pessoas capacitadas e bons profissionais”, complementa.

O programa - De acordo com o projeto, poderão participar do Ganhando o Mundo estudantes que estiverem cursando a 2ª série do Ensino Médio na rede pública e que tiverem no mínimo 15 anos no momento do embarque e no máximo 17 anos e seis meses até o retorno ao Brasil. Os estudantes interessados em fazer o intercâmbio deverão, obrigatoriamente, concluir e ser aprovado em curso preparatório de língua estrangeira, que será ofertado gratuitamente pela Secretaria da Educação.

Além do curso preparatório, os estudantes selecionados para o intercâmbio receberão uma ajuda de custo de seis parcelas. Durante o período em que estiver no exterior, ficarão hospedados em casas de famílias ou residências estudantis cadastradas no programa. O número de vagas, critérios de seleção e classificação serão divulgados por meio de edital publicado pela Secretaria da Educação e do Esporte.

Licença Capacitação – O projeto de lei complementar 9/2019, do Poder Executivo, que trata das licenças especiais concedidas aos servidores públicos estaduais, foi aprovado em redação final e agora segue para sanção, ou veto, do Governo do Estado. O texto institui a Licença Capacitação para servidores públicos efetivos civis e militares, e também extingue a licença especial. A matéria ainda cria o Programa de Fruição e Indenização de licenças especiais já adquiridas e não prescritas.

Em relação às licenças capacitação, segundo o projeto, os servidores civis e militares estáveis em exercício poderão, a cada quinquênio de efetivo exercício, afastar-se do exercício do cargo efetivo, por até três meses, para fins de Licença Capacitação, por interesse da Administração. Já sobre o Programa de Fruição e Indenização de licenças especiais, o Governo do Estado determina que a fruição da licença especial cujo direito estiver adquirido deverá ocorrer dentro do período de dez anos, contados da mesma data. Ainda segundo a matéria, o gozo da licença especial está condicionado à conveniência da Administração Pública. A lei passará a valer 90 dias após a publicação em Diário Oficial.

Executivo – Outras duas propostas do Poder Executivo passaram em redação final na sessão desta segunda-feira. São elas: projeto de lei 596/2019, que altera o nome do Simepar de Sistema Meteorológico do Paraná para Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná; e 676/2019, instituindo o Fundo Estadual de Combate à Corrupção (FUNCOR/PR). Ambos os textos seguem para a sanção, ou veto, do Governo do Estado.

Títulos – Os projetos de lei 505/2019, da deputada Mabel Canto (PSC), que concede título de Cidadã Benemérita do estado do Paraná à senhora Vani Quadros Fadel, da Rede Feminina de Combate ao Câncer; e 541/2019, deputado Tercilio Turini (PPS), que concede o título de utilidade pública à Associação de Pais, Mestres, e Funcionários do Colégio Estadual Vicente Rijo, de Londrina, foram igualmente aprovados em redação final e também seguem para sanção, ou veto do Poder Executivo.

Saúde – Passaram em terceiro turno de votação os projetos de lei 34/2018, do deputado Evandro Araújo (PSC), que obriga operadoras e planos de saúde a fornecer a seus clientes toda a documentação necessária que justifique a negativa de realização e custeio de cobertura parcial ou total de procedimento médico, cirúrgico ou de diagnóstico, bem como de tratamento e internação; e nº 219/2018, dos deputados Anibelli Neto (MDB) e Delegado Recalcatti (PSD), e do ex-deputado Claudio Palozi, que obriga estabelecimentos de saúde de todo o estado a adotarem a receita e o atestado médico digital, através de assinatura por certificação digital.

Adote uma Nascente – O projeto de lei 601/2017, da deputada Maria Victoria (PP), avançou em segundo turno na sessão plenária desta segunda-feira. A proposta autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com a iniciativa privada com o objetivo de viabilizar o projeto e também incentivar empresas a contribuir para a preservação e melhoria da qualidade das nascentes de água de todo o estado. A matéria também determina que as empresas poderão divulgar, com fins promocionais e publicitários as ações praticadas em benefício das nascentes, e que os contratos de parceria terão duração mínima de dois anos.

Utilidade pública – Também passaram em segunda votação o projeto de lei 18/2018, do deputado Alexandre Curi (PSB), que concede o título de utilidade pública à Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, de Curitiba; e os projetos de resolução 13/2019 e 14/2019, ambos da Comissão de Tomadas de Contas da Casa, que dispõem sobre a aprovação das prestações de contas e despesas dos deputados referentes aos meses de fevereiro e março de 2019, respectivamente.

Já os projetos de lei 415/2019, do deputado Paulo Litro (PSDB), que concede título de utilidade pública à Associação Desportiva Atletas do Futuro de Cascavel; e 538/2019, do deputado Arilson Chiorato (PT), que concede o título de Capital da Água Mineral ao distrito de Água Boa, localizado no município de Paiçandu, foram aprovados em primeiro turno de votação.

Tribunas - O acordo de leniência firmado pela Concessionária CCR-Rodonorte e o Ministério Público Federal (MPF); as ações de descentralização da Comissão de Cultura da Casa; o processo de eleições para diretores de colégios estaduais; as demandas dos produtores de fumo do estado; e o número de vagas nas creches de Curitiba foram alguns dos temas debatidos em plenário na sessão desta segunda-feira. Subiram às tribunas os deputados Delegado Recacaltti (PSD); Michele Caputo (PSDB); Mabel Canto (PSC); Arilson Chiorato (PT); Professor Lemos (PT); Galo (PODE); Luiz Claudio Romanelli (PSB); Emerson Bacil (PSL); Tercilio Turini (PPS); Goura (PDT); Hussein Bakri (PSD); e Tadeu Veneri (PT).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação