Assembleia aprova projeto que regulamenta aplicação dos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente Proposta assinada pelo Poder Executivo também prevê a criação do Conselho de Recuperação de Bens Ambientais Lesados.

31/08/2021 16h53 | por Eduardo Santana
Deputados aprovam projeto que regulamenta aplicação dos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente.

Deputados aprovam projeto que regulamenta aplicação dos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados aprovam projeto que regulamenta aplicação dos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária desta terça-feira (31) a proposta que confere maior clareza para a utilização dos recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA). O projeto de lei 383/2021, assinado pelo Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Estadual 12.945/2000, que instituiu o Fundo, avançou em primeiro turno de votação. 

Na proposta, o Governo explica que a atual legislação prevê três tipos de arrecadação, e para a utilização destes recursos suas aprovações prévias são distintas, vez que o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) e as entidades sem fins lucrativos devem estar presentes quando a aprovação dos recursos for decorrente de condenações em ações civis públicas disciplinadas pela Lei Federal 7.347/1985, que disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente. 

Sendo assim, o Governo diz que o projeto prevê a separação dessas receitas para dar clareza em quais recursos requer a aprovação prévia do MP-PR e das entidades sem fins lucrativos para a sua utilização.  

O Executivo também destaca que o art. 3º da proposta, que atualmente dispõe apenas que “o Fundo Estadual do Meio Ambiente – FEMA será administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná IAP”, passa a exigir a aprovação prévia dos Conselhos para a aplicação dos recursos, nos termos que especifica, além de atualizar a Lei para constar que o Fundo será administrado pelo Instituo Água e Terra.  

Além disso, a proposição cria o Conselho de Recuperação de Bens Ambientais Lesados, com competência para manifestar-se sobre os recursos decorrentes de condenações em ações civis públicas disciplinadas pela Lei Federal 7.347/1985. O projeto prevê que este conselho será formado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, como presidente; o Procurador-Geral do Estado; o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento; o Diretor-Presidente do Instituto Água e Terra; o Procurador-Geral de Justiça do Estado; e dois representantes de entidades privadas sem fins lucrativos.  

“Além de conferir mais clareza para a utilização dos recursos do FEMA, o projeto tem a finalidade de garantir o aperfeiçoamento da gestão no âmbito da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, sem, contudo, gerar despesas ou renúncia de receitas”, diz o Poder Executivo na justificativa da matéria.  

“O FEMA é muito importante. Ele é uma fonte de recursos para a recuperação do meio ambiente paranaense. E esse projeto cria um Conselho de Recuperação de Bens Ambientais Lesados, que será composto por membros do Governo, do Poder Judiciário e representantes de entidades sem fins lucrativos. Defendemos o projeto e vamos apresentar emendas para que essas entidades sejam ligadas ao meio ambiente. Queremos fortalecer o FEMA”, afirmou o deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Casa.  

Pobreza menstrual - A proposta que visa combater a pobreza menstrual e garantir dignidade a adolescentes e mulheres paranaenses em situação de vulnerabilidade social e econômica avançou na Assembleia na sessão plenária desta terça-feira. O projeto de lei 944/2019, assinado por diversos deputados, foi aprovado em segundo turno na forma de um substitutivo geral apresentado pelo relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), (leia mais)

Poder Executivo – Três propostas de autoria do Poder Executivo foram aprovadas em primeiro turno de votação na sessão plenária desta terça-feira. O projeto de lei 291/2021 dispõe sobre a concessão e manutenção de aposentadoria aos Serventuários da Justiça e aos Titulares de Serviços Notariais e Registrais do Paraná, não remunerados pelos cofres públicos e dá outras providências.  

A segunda proposta, projeto de lei 260/2021, autoriza a construção de oito empreendimentos hidrelétricos e de geração de energia no estado. As novas unidades listadas na proposta são Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais de Geração Hidrelétrica (CGHs) que serão construídas nos municípios de Campo Bonito, Cascavel, Lindoeste, Candói, Cantagalo, Pinhão, Campo Mourão, Goioxim, Turvo, Laranjeiras do Sul e Virmond. O texto avançou após receber 38 votos favoráveis, oito contrário e uma abstenção.  

Já o projeto de lei 379/2021 trata da aprovação de crédito especial no valor de R$ 800 mil, alterando o Orçamento Geral do Estado. Esse recurso será destinado para atividades de fomento aquaviário e aeroviário nos municípios de Cornélio Procópio e Lapa. Em Cornélio Procópio, conforme anexo do projeto, o recurso será utilizado para recapeamento asfáltico do Aeroporto Municipal Francisco Lacerda Júnior; já no convênio com o município da Lapa o valor servirá para a reforma da Balsa João Azambuja.

Utilidade Pública – Passaram em primeiro turno de votação as propostas que concedem o título de Utilidade Pública à Associação Coletivo Inclusão, de Fazenda Rio Grande (PL 589/2020), à Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez, de Irati (PL 119/2021) e à Associação de Gestão Cultural, Artística e Esportiva Guarapuava (PL 336/2021). As propostas são assinadas pelos deputados Goura (PDT) e Hussein Bakri (PSD), e pela deputada Cristina Silvestri (CDN), respectivamente.  

Também avançou em primeira votação o projeto de lei 308/2021, do deputado Douglas Fabrício (CDN), que altera a Lei nº 15.994, de 2 de dezembro de 2008 que declara de Utilidade Pública a SISALON – Sistema Integrado de Saúde de Londrina, com sede em Londrina. De acordo com a alteração, o título passa a ser declarado ao SISNOR – Sistema Integrado de Saúde de Londrina, com sede no Município de Campo Mourão.  

Calendário - Por fim, o projeto de lei 122/2021, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que institui o Dia Estadual do Conselheiro Cristão, a ser celebrado anualmente no dia 31 de outubro, foi aprovado em terceiro turno.   

Sessões pela manhã – Conforme anunciado pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), nesta quarta-feira (1º) ocorrerão duas sessões plenárias, sendo uma ordinária e outra, também ordinária, antecipada do dia 6 de setembro, com início às 9h30.  

Ouça o Podcast relacionado
 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação