Assembleia aprova semana dedicada a escritores paranaenses nas escolas públicas e privadas Proposta visa promover atividades diferenciadas para valorizar autores como Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan e Paulo Leminski, entre outros.

15/02/2022 17h16 | por Eduardo Santana
Deputado Requião Filho, autor do projeto aprovado na Assembleia Legislativa que cria a Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado.

Deputado Requião Filho, autor do projeto aprovado na Assembleia Legislativa que cria a Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Requião Filho, autor do projeto aprovado na Assembleia Legislativa que cria a Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado.

Os deputados aprovaram em primeiro turno de votação na sessão plenária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 173/2021, do deputado Requião Filho (MDB), que propõe a criação da Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado. O objetivo da proposta é promover um período de atividades diferenciadas para reverenciar escritores paranaenses como Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan e Paulo Leminski, entre outros.

Um texto idêntico já havia sido aprovado pela Casa em 2017, mas foi vetado pelo ex-governador Beto Richa (PSDB). Na justificativa da proposta o deputado diz que o estilo das obras e o período histórico em que foram escritas, diferem entre os autores, fornecendo aos alunos perspectivas distintas acerca da realidade.

“Na prática esse projeto promove uma semana de literatura paranaense dentro das escolas, com a divulgação dos trabalhos, a apresentação dos nossos autores para as nossas crianças, buscando que essas informações cheguem até os mais jovens. Hoje, pouco são os estudantes que conhecem a literatura do nosso estado”, destaca o deputado.

O autor afirma que por entender que a matéria é de interesse de todos os paranaenses, vê o projeto como uma importante contribuição à valorização da literatura estadual, uma vez que grandes nomes de destaque nacional e internacional são daqui, colecionando prêmios e reconhecimento do público e da crítica.

“Esse projeto, reapresentado nessa legislatura, busca o reconhecimento dos escritores paranaenses. Temos um péssimo defeito, de valorizar o que é dos outros e esquecer o que é nosso. Buscamos trazer essa cultura para dentro dos colégios e da vida dos paranaenses”, conclui Requião Filho.

O texto também estabelece que a Semana de Literatura Paranaense deverá ser promovida pelas escolas na segunda semana do mês de março de cada ano.

Títulos

O projeto de lei 625/2021, do deputado Alexandre Curi (PSB), que concede o título de Utilidade Pública ao Centro Infantil Menino Deus, de Umuarama, passou em redação final e agora segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo. Já o projeto de lei 740/2021, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que considera de Utilidade Pública a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de nome fantasia Humanitas São Francisco na Providência de Deus, com sede no Município de São Jerônimo da Serra, foi aprovado em primeira discussão.

Contas

Por fim, o projeto de resolução 1/2022, da Comissão de Tomada de Contas, que aprova a prestação de contas das despesas dos deputados referentes ao mês de abril de 2021, passou em segunda discussão. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria está apta para ser promulgada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Sessões

Nesta quarta-feira (16) serão realizadas duas sessões plenárias, sendo uma ordinária e outra extraordinária, com início às 9h30.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação