Assembleia celebra os 43 anos das comunidades terapêuticas no Paraná Seminário sobre o trabalho desenvolvido pelas comunidades terapêuticas na reinserção social será realizado na quarta-feira (25) a partir das 9h30.

24/09/2019 13h35 | por Vanderlei Rebelo
O trabalho desenvolvido pelas comunidades terapêuticas na reinserção social será tema de seminário na Assembleia Legislativa do Paraná.

O trabalho desenvolvido pelas comunidades terapêuticas na reinserção social será tema de seminário na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Assessoria Secretaria Especial do Desenvolvimento Social

O trabalho desenvolvido pelas comunidades terapêuticas na reinserção social será tema de seminário na Assembleia Legislativa do Paraná.

Por iniciativa dos deputados Gilson de Souza (PSC) e Alexandre Curi (PSB), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza na próxima quarta-feira (25) o Seminário em Comemoração aos 43 anos das Comunidades Terapêuticas no Estado.

“Conheço várias comunidades terapêuticas e o importante trabalho que essas instituições realizam, resgatando vidas, promovendo a ressocialização das pessoas e prestando um valoroso apoio às famílias”, afirma o deputado Gilson de Souza. “Tanto trabalho e dedicação merecem o nosso reconhecimento e apoio”.

Para o deputado Alexandre Curi, as entidades “realizam um trabalho fundamental na reinserção social daqueles que foram seduzidos pelas drogas, suplementando a ação do poder público”. Portanto, ele enfatiza, “nada mais importante do que comemorar a data, mostrando à população os resultados eficazes das comunidades terapêuticas”.

O evento terá a participação de vários representantes do setor, incluindo o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior, o presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Luís Roberto Sdoia, o procurador-geral da entidade, Ricardo Valente, e o presidente da Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas Associadas, Thiago Aguilar Massolin.

Durante o seminário, Luís Roberto e Thiago Aguilar serão homenageados pela Assembleia Legislativa com a entrega de certificados de Menção Honrosa devido ao trabalho desenvolvido.

As comunidades terapêuticas têm como função e objetivo acolher e amparar dependentes químicos, provendo um ambiente propício à sua reabilitação, desenvolvimento pessoal e reinserção na sociedade. São entidades privadas sem fins lucrativos.

Centenas de dependentes químicos, em todo o Paraná, têm nas comunidades terapêuticas uma efetiva alternativa de tratamento, que lhes garante a posterior reintegração social. Muitas comunidades oferecem parte de suas vagas com tratamento gratuito, assegurado por financiamento público.

Médicos psiquiatras, terapeutas, psicólogos, agentes de saúde e assistentes sociais estão entre os profissionais que tomam parte neste trabalho desenvolvido nas comunidades.

O seminário começa às 9h30 no plenário da Assembleia Legislativa.  

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação