Assembleia entrega título de Cidadão Benemérito do Paraná a Teodoro, da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio

31/10/2017 16h17 | por Sandra C. Pacheco
Teodoro, da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio, recebe título de Cidadão Benemérito durante a sessão plenária desta terça-feira (31).

Teodoro, da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio, recebe título de Cidadão Benemérito durante a sessão plenária desta terça-feira (31).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Teodoro, da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio, recebe título de Cidadão Benemérito durante a sessão plenária desta terça-feira (31).

Aldair Teodoro da Silva, integrante da dupla sertaneja paranaense Teodoro e Sampaio, compareceu à sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná na tarde desta terça-feira (31) para receber o título de Cidadão Benemérito do Paraná, conforme proposição do deputado Nereu Moura (PMDB). O diploma foi entregue por Moura e pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que aproveitou a ocasião para homenagear o artista por sua colaboração com a cultura paranaense, tornando-a conhecida em todo o País através do trabalho da dupla.

Motivos de saúde do artista impediram que a cerimônia fosse realizada anteriormente. Ele recebeu a homenagem – que é estendida a Gentil Aparecido da Silva, o paranaense de Uraí que é responsável pela voz do parceiro Sampaio – como reconhecimento à extensa produção musical da dupla, e cantou um trechinho de uma de suas canções mais conhecidas, “Mulher Chorona”. Nascido em Santo Antônio da Platina, Aldair Teodoro da Silva iniciou a carreira ainda pequeno, fazendo dupla com o pai, Lázaro, e cantando modas de Tonico e Tinoco, Zé Carreiro e Carneirinho, Zilo e Zalo.

Fez diversas parcerias de sucesso que culminaram com a formação da dupla Teodoro e Sampaio, em 1980. Desde sua formação, que se alterou ao longo desse tempo, se mantém nas paradas de sucesso do rádio com seu estilo alegre, descontraído e romântico. A dupla participou de programas de repercussão nacional, como Domingão do Faustão, Domingo Legal, Programa do Jô, Programa Raul Gil, Domingo Espetacular e outros. Reconhecida nacionalmente, buscou conquistar espaço também no mercado fonográfico internacional, realizando, em 2003, sua primeira turnê pelos Estados Unidos. Seus integrantes retornaram ao Brasil e receberam convites para apresentações em vários países da América Latina, no Japão e na Europa.

Campeões de sucesso, seus trabalhos venderam milhares de cópias. “Vestido de seda” já vendeu mais de 500 mil cópias, “Paixão Proibida” mais de 700 mil, e “Mulher Chorona” representa o recorde de vendas, com mais de 1 milhão de cópias vendidas.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação