Assembleia homenageia destaques das forças de segurança do Paraná Sessão solene proposta pelo deputado Samuel Dantas (SD) entregou diplomas de menção honrosa para membros de diferentes órgãos da Polícia Militar.

17/05/2023 19h42 | por Thiago Alonso

Solenidade, proposta pelo deputado Samuel Dantas (SD), ocorreu na noite desta quarta-feira (17), no Plenário da Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná prestou homenagem, na noite desta quarta-feira (17), a uma série de oficiais responsáveis pela segurança pública do Estado. A sessão solene ”Polícia Militar: Homenagem aos Heróis Paranaenses” foi proposta pelo deputado Samuel Dantas (Solidariedade). No total, 33 pessoas receberam um diploma de menção honrosa durante a sessão solene. Outros 27 membros da corporação também foram homenageados. O encontro contou com a participação de deputados, policiais e familiares.

Proponente da solenidade, o deputado Samuel Dantas afirmou que a sessão destacou o trabalho profissional de quem está na linha de frente atuando contra a criminalidade. “É uma honra ter presidido esta sessão solene, na qual homenageamos policiais militares que estão atuando no combate ao crime organizado. Então, nada mais justo do que prestarmos esta honraria. Esta é uma forma significativa de mostrar respeito a esses profissionais tão importantes”, reforçou.

O parlamentar explicou que recentes operações de diversas vertentes da corporação motivaram a lembrança. “O principal motivo da homenagem são os policiais que participaram de algumas ocorrências recentes, como o Batalhão de Choque, que fez a apreensão de aproximadamente 600 quilos de maconha em três cidades do Estado do Paraná, sendo uma delas São José dos Pinhais. Estes policiais estão presentes aqui hoje. Então deixo meus parabéns”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Sérgio Almir Teixeira, afirmou que a solenidade destacou os membros da corporação que diariamente estão nas ruas enfrentando a criminalidade. “Primeiro quero ressaltar que esta é uma data importante para Polícia Militar do Estado do Paraná, em que lembramos o nosso patrono. Então é importante relembrarmos os feitos dos nossos heróis nesta proposição do deputado Samuel Dantas. Ele veio da farda e conhece a instituição. Esta homenagem realmente é de grande importância porque valoriza aquele que está diuturnamente prezando pela segurança da sociedade paranaense e de todos aqueles que visitam o Estado do Paraná. Agradecemos principalmente ao deputado pela lembrança, que presta esta homenagem nesse dia tão importante pra nós”, disse. A Polícia Militar do Paraná lembra no dia 17 de maio o Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, patrono da corporação.

Já o comandante de Missões Especiais da PM, coronel Anderson Puglia, afirmou que a solenidade reforça o destaque das forças de segurança do Paraná. “Isso é um reconhecimento que, para nós, tem um valor imenso. Há um esforço da Polícia Militar para criar novas doutrinas. São por essas ocorrências, por exemplo, que estamos sendo homenageada hoje aqui. Enfrentamos tipos de assalto a banco, um tipo de novo cangaço que é desenvolvido hoje em dia. Era um veneno novo que precisava de um antídoto e hoje a doutrina está funcionando bem. Tanto é que as quadrilhas foram desarticuladas. A resposta da polícia foi dada, então a homenagem para nós é muito valiosa”.

O deputado Tiago Amaral (PSD) também participou da solenidade. O parlamentar ressaltou o apoio do Poder Legislativo à corporação. “A Policia Militar tem o nosso respeito. Tenham a certeza que os deputados estão buscando os melhores caminhos. Neste dia emblemático, quero destacar que nesta Assembleia encontrarão grandes parceiros para fazer uma política séria”, comentou.

Durante a solenidade, foram homenageados oficiais de diversos órgãos das forças de segurança do Estado, como da Polícia Ambiental, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do 17° Batalhão de Polícia Militar, do Corpo de Operações Especiais (COE), da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF) da PM, da Cavalaria e do Centro de Comando e Controle Regional (CICCR/SESP). Receberam a menção honrosa policiais de diferentes patentes, como coronéis, tenentes, majores, capitães, cabos e soldados.