Assembleia homenageia Erondy Silvério dando seu nome à Tribuna de Honra Com sete mandatos de deputado estadual, Erondy Silvério foi presidente da Alep na década de 60 e era reconhecido como hábil articulador político.

04/09/2017 14h50 | por Sandra C. Pacheco
O ex-deputado Erondy Silvério chegou a presidir a Alep nos anos 60.

O ex-deputado Erondy Silvério chegou a presidir a Alep nos anos 60.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O ex-deputado Erondy Silvério chegou a presidir a Alep nos anos 60.

Por iniciativa do deputado Anibelli Neto (PMDB), a Assembleia Legislativa do Paraná homenageia o deputado Erondy Silvério, morto em 25 de setembro de 2005, dando seu nome a uma de suas tribunas de honra, a Tribuna Verde. O ato acontece nesta terça-feira (5), às 14h30, no Plenário da Casa. Nascido em Guarapuava, em 1923, filho de família modesta, Silvério veio para Curitiba ainda nos anos 1940, para cursar o Ensino Médio. Foi cobrador de ônibus e motorista antes de se tornar empresário do transporte coletivo na capital, no início da década de 1950 e, mais tarde, dono de concessionárias de veículos. Integrou a comissão de empresários que negociou com o então prefeito Ney Braga, no início de 1955, a estruturação e modernização do transporte coletivo no município.

O primeiro mandato, de vereador, veio em 1958. Presidiu a Câmara Municipal de Curitiba e exerceu interinamente o cargo de prefeito. Ainda no final da década de 50 assumiu a direção do Detran. Em 1966 elegeu-se deputado estadual, alcançando a Presidência da Assembleia Legislativa dois anos depois. Dono de reconhecida habilidade como articulador político, era tido como ousado e determinado em sua atuação. Desempenhou sete mandatos de deputado estadual até 1994, além das funções de líder do Governo nas gestões de Paulo Pimentel, Ney Braga e Hosken de Novaes. Tinha espaço importante também no meio esportivo.

Em 1998 disputou sua última eleição, sempre em busca de uma vaga de deputado estadual, mas não conseguiu se reeleger, afastando-se então da vida pública. Permaneceu, porém, como referência de político firme em suas convicções e leal, de fácil comunicação com o público, traquejo adquirido durante os muitos anos em que atuou no rádio.