Assembleia homenageia Instituto Federal do Paraná por seus dez anos de fundação O deputado Wilmar Reichembach, proponente do evento, lembrou que o IFPR está presente em 25 municípios, contribuindo para o progresso do Paraná.

27/11/2018 19h40 | por Vanderlei Rebelo
Sessão solene em homenagem aos 10 anos do Instituto Federal do Paraná por proposição do deputado Wilmar Reichembach (PSC).

Sessão solene em homenagem aos 10 anos do Instituto Federal do Paraná por proposição do deputado Wilmar Reichembach (PSC).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Sessão solene em homenagem aos 10 anos do Instituto Federal do Paraná por proposição do deputado Wilmar Reichembach (PSC).


Os dez anos de fundação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a serem completados em dezembro, foram celebrados nesta terça-feira (27) à noite em sessão solene no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, realizada por iniciativa do deputado Wilmar Reichembach (PSC).

O deputado afirmou que, por sua capilaridade – está presente em 25 municípios do Paraná – e pelo perfil de seus cursos técnicos e tecnológicos, o IFPR contribui de forma fundamental para o desenvolvimento econômico e social do estado, formando profissionais e oferecendo educação de qualidade. Presente à sessão, o deputado Claudio Palozi (PSC) enfatizou o compromisso permanente dos professores do IFPR com a excelência do ensino.

Falando em nome dos alunos, Helck Souza afirmou que o IFPR representou uma grande mudança na vida dos milhares de estudantes que já passaram pelos bancos da instituição. “Tive no Instituto o acolhimento que esperava à minha busca pelo saber", ela disse.

O diretor dos campi avançados, Marcos Paulo Rosa, relatou sua experiência como professor de alunos que, graças à formação no IFPR, abriram novas oportunidades em suas vidas. O pró-reitor de Ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães, enfatizou o compromisso do IFPR com trabalhadores e filhos de trabalhadores, que têm acesso à educação de qualidade na sua formação profissional.

O reitor do IFPR, professor Odacir Zanatta, disse que o Instituto faz parte de uma rede federal de 41 instituições com 1,3 milhão de alunos e 80 mil servidores, com 650 campi espalhados por 570 municípios brasileiros. 80% de suas vagas são reservadas à inclusão social, forma de democratizar o acesso ao ensino gratuito. “Mas há muito a ser feito”, ressalvou Zanatta, ao defender o fortalecimento desta rede de institutos como um atalho à profissionalização e ao ensino.

Ao final da sessão solene, o deputado Reichembach entregou ao reitor Odacir Zanatta o certificado de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa à instituição, “pelos relevantes serviços prestados à Educação do povo do Paraná”.

O IFPR é uma instituição pública federal de ensino, vinculada ao Ministério da Educação, dirigida à educação superior profissionalizante, especializada na oferta gratuita de cursos profissionais e tecnológicos. Com a promulgação da Lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná foi transformada no IFPR, um dos 38 institutos federais existentes no País.

Hoje o IPPR tem 25 campi espalhados por todo o Estado, que ofertam ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de educação à distância. São 26 mil estudantes – incluindo os alunos da modalidade à distância – frequentando mais de 70 cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação