Assembleia homenageia ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes Título de cidadão honorário foi entregue durante encontro que contou com participação de representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor de inovação.

23/08/2019 16h50 | por Eduardo Santana

Título de cidadão honorário foi entregue ao ministro Marcos Pontes durante encontro que contou com participação de representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor de inovação.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Ministro Marcos Pontes participou da reunião promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Alep, presidida pelo deputado Emerson Bacil (PSL).Créditos: Kleyton Presidente/Alep

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, Marcos Pontes, é o novo cidadão honorário do estado do Paraná. A honraria, concedida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi entregue nesta sexta-feira (23) durante um evento promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Casa, presidida pelo deputado Emerson Bacil (PSL), que também é o autor da Lei Estadual nº 19.907 concedendo o título ao homenageado. “O exemplo e a capacidade do ministro Marcos Pontes nos fortalece, nos engrandece e nos encoraja para seguir em frente na realização de ações e políticas públicas em prol da ciência e da tecnologia do nosso estado. Essa honraria nos orgulha muito, principalmente pelo o que o ministro Pontes já fez e ainda fará pelo país”, declarou Bacil.

Durante o seu discurso, o ministro Marcos Pontes ressaltou a alegria de receber tal honraria de um estado que sempre foi referência dentro do setor produtivo brasileiro pelo seu pioneirismo em inovação e tecnologia. “O Paraná tem se destacado como um dos estados mais inovadores e isso é muito importante. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações atua como hub para conectar os esforços de inovação do país e nós tentamos aprender com os casos de sucesso ocorridos no Paraná para levar aos outros estados brasileiros”, afirmou Pontes.

Reunião – A reunião promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também serviu para que o ministro Marcos Pontes tomasse conhecimento das principais ações e políticas públicas voltadas para a ciência e inovação no Paraná. O encontro foi dividido em três etapas. Na primeira delas, representantes dos principais órgãos governamentais e privados ligados ao setor de tecnologia falaram sobre as iniciativas em relação aos ecossistemas de inovação do estado.

Participaram do debate representantes da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet - Regional Paraná (Assespro-PR); da Superintendência de Inovação da Casa Civil do Paraná; da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; da Agência Curitiba de Desenvolvimento; da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE); e da Fomento Paraná.

Universidades – Em seguida, a reunião contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná, que entregaram ao ministro Marcos Pontes um ofício declarando que as instituições contam com a continuidade das políticas das bolsas e de programas de capacitações promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em seguida, o superintendente geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, fez uma breve apresentação ao ministro sobre a estrutura e as iniciativas promovidas pela pasta em todo o estado.

Startups – Na terceira e última etapa do encontro, representantes de empresas startups paranaenses que cresceram e ganharam destaque no mercado nacional e internacional de tecnologia. Falaram na ocasião os representantes da IG-MATHE, Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul; da Rentcars, empresa paranaense com atuação global em locações de veículos; e da Monest, startup especializada na recuperação de crédito de pequenas e médias empresas.

“O Brasil e o Paraná precisam desenvolver essa atitude de persistência, de confiança e de saber que é possível chegar lá, que é possível manter o sonho e não se deixar pelos discursos pessimistas. Eu garanto que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estará junto na caminhada dessas empresas de tecnologias na busca de tudo aquilo que a gente almeja para o nosso Brasil”, ressaltou Pontes após assistir as apresentações.

Para o deputado Emerson Bacil, a reunião foi importante para mostrar ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações o tamanho e importância do setor de tecnologia e inovação paranaense. “Vimos nessa reunião que, de fato, o estado do Paraná é inovador. E vamos avançar ainda mais com a modernização da Lei da Inovação do nosso estado. Vamos buscar parcerias e fazer com que o Paraná realmente deslanche no setor de tecnologia e inovação. Já somos o segundo estado em inovação do Brasil. Nós queremos agora é chegar à primeira posição e contamos muito com o apoio do ministro Marcos Pontes”, concluiu o parlamentar.

Ouça o Podcast relacionado