Assembleia homenageia os 50 anos da pesquisa agropecuária

24/06/2022 14h20 | por Assessoria parlamentar
Deputado Tercilio Turini, que propôs homenagem ao IDR-Iapar-Emater com outros parlamentares, ao lado de lavoura no Norte do Paraná.

Deputado Tercilio Turini, que propôs homenagem ao IDR-Iapar-Emater com outros parlamentares, ao lado de lavoura no Norte do Paraná.Créditos: Cesar Ota

Deputado Tercilio Turini, que propôs homenagem ao IDR-Iapar-Emater com outros parlamentares, ao lado de lavoura no Norte do Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageia na segunda-feira (27) o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater) pelos 50 anos da pesquisa agropecuária no estado. Por iniciativa do deputado estadual Tercilio Turini (PSD), com apoio de outros parlamentares, o IDR vai receber Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa em reconhecimento ao salto de qualidade e de produtividade no agronegócio paranaense e do Brasil, a partir da utilização de tecnologias inovadoras desenvolvidas pelos pesquisadores, técnicos e demais colaboradores.

A homenagem pelo cinquentenário considera a fundação do Iapar em 1972, quando lideranças da agropecuária e outros segmentos do Norte do Paraná se mobilizaram e convenceram o Governo do Estado a criar o Instituto Agronômico do Paraná. "Foi um marco na evolução tecnológica da produção rural, com aumento da produtividade, práticas conservacionistas e qualidade de vida no campo", diz Tercilio Turini, que propôs a distinção ao IDR juntamente com os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Tiago Amaral (PSD), Cobra Repórter (PSD) e Boca Aberta Junior (PROS), todos com atuação na região de Londrina, onde está a sede do Iapar.

"O Paraná acreditou na capacidade inovadora da pesquisa e, lá no início da década de 1970, vislumbrou que no futuro a agropecuária precisaria de muito mais suporte da ciência e da tecnologia para avançar. Lideranças do meio rural do Norte do Estado, fortalecidas pela cafeicultura que gerava riquezas e fazia o estado crescer, aglutinaram-se no movimento pela criação do Iapar. Pessoas com visão à frente do seu tempo souberam aproveitar a força e o prestígio que o café deu a Londrina", destacam os parlamentares no Voto de Congratulações.

Alguns dados relevantes que resultaram dos 50 anos da pesquisa agropecuária no Paraná, com o trabalho do Iapar: 220 cultivares registradas no Ministério da Agricultura de diferentes espécies e usadas em vários países; maior banco de germoplasma de café do mundo; 65% do mercado nacional abastecido com feijão preto da variedade IPR (Iapar); superação das barreiras na citricultura elevando o Paraná a terceiro maior produtor de laranja do Brasil; desenvolvimento da raça bovina Purunã que hoje é criada em diversos estados brasileiros; berço da pesquisa de soja no Brasil, de onde se originou a Embrapa-Soja; difusão da tecnologia do plantio direto na década de 1980; registro de 13 patentes de máquinas e implementos agrícolas; mais de 300 publicações técnicas em formatos de livros, boletins e informes de pesquisas; recuperação e conservação de extensas áreas agricultáveis com programas de combate a erosão, manejo e fertilidade de solo.

A homenagem será realizada no grande expediente da sessão plenária, às 14h30, com a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, diretores e pesquisadores do IDR, lideranças da classe produtora, representantes de cooperativas e de empresas do setor. "Confio na pesquisa e na ciência como propulsoras de grandes avanços, acompanhei as transformações no agronegócio e sua importância na economia do Brasil, tenho certeza de que o IDR/Iapar/Emater vai contribuir ainda mais com soluções inovadoras no meio rural e empresarial. Parabéns a todos, vida longa ao nosso vitorioso centro de pesquisa", afirma o deputado estadual Tercilio Turini.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação