Assembleia Legislativa comemora o Dia da Árvore com o plantio de muda de pitangueira Ato simbólico é alusivo ao dia 21 de setembro e representa cuidado com a natureza, em sintonia com o programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado.

23/09/2019 15h48 | por Trajano Budola
Muda de pitangueira é plantada na Alep. Ato simbólico é alusivo ao Dia da Árvore e representa cuidado com a natureza, em sintonia com o programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado.

Muda de pitangueira é plantada na Alep. Ato simbólico é alusivo ao Dia da Árvore e representa cuidado com a natureza, em sintonia com o programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Muda de pitangueira é plantada na Alep. Ato simbólico é alusivo ao Dia da Árvore e representa cuidado com a natureza, em sintonia com o programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado.

O Dia da Árvore, comemorado anualmente em 21 de setembro, foi celebrado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o plantio de uma pitangueira em frente ao edifício Tancredo Neves, nesta segunda-feira (23). “Esta árvore será muito bem cuidada por todos nós. O ato representa o movimento da conservação e do cuidado com o meio ambiente”, declarou o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), na ação que contou com a presença da diretora de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná (SEDEST), Fabiana Campos.

Durante o evento foram distribuídas 54 mudas de árvores, fornecidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), representando os mandatos dos parlamentares. O segundo secretário da Alep, deputado Gilson de Souza (PSC), o deputado Goura (PDT) e o deputado Alexandre Amaro também participaram do plantio. “É um ato simbólico em defesa da natureza e da vida, contra a cultura do desmatamento e das queimadas. A Assembleia Legislativa não poderia deixar passar em branco esta data”, frisou Romanelli.

O ato, em frente ao prédio dos gabinetes da Alep, é parte das atividades do programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado, que objetiva conscientizar os cidadãos sobre a importância da conservação das matas, bosques e florestas para combater as  mudanças climáticas com projetos como a implantação de novos viveiros em escolas de educação especial e unidades prisionais; criação de hortas urbanas comunitárias e jardins de mel em escolas públicas; rearborização urbana; e a rearborização em áreas rurais.

De acordo com Fabiana Campos, ações programadas para este dia 23, data que marca também o início da primavera no hemisfério sul, vão garantir o plantio de 500 mil mudas de árvores nos 399 munícipios paranaenses por alunos da rede pública de ensino, com o apoio da Secretaria de Educação (SEED). “Distribuímos as mudas e elas serão simultaneamente plantadas em todas as 2.143 escolas estaduais em todo território paranaense. Queremos mostrar que o Paraná pode ser cada vez mais verde”, afirmou a diretora.

Para o deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, que participou do plantio da muda na Alep, o ato simbólico demonstra a necessidade do fortalecimento das políticas ambientais em todo Brasil. “Precisamos garantir a preservação do que resta das matas remanescentes, a recuperação dos nossos rios, nossas águas e a saúde da terra. Isto tudo tem que convergir com a pauta econômica. Não podemos permitir que o desenvolvimento se dê às custas da destruição da natureza”, falou.

Segundo o deputado Alexandre Amaro (Republicanos), a distribuição das mudas entre as crianças e adolescentes da rede estadual de ensino estimula a criação de uma cultura de preservação. “A criança planta a árvore e pode acompanhá-la até seu crescimento, mostrar para seus filhos. Este gesto da Assembleia com o Governo do Estado é muito importante”, destacou. Dentro do programa Paraná Mais Verde, além da distribuição e plantio das mudas entre os estudantes, acontece o acompanhamento pedagógico dos professores com discussões nas salas de aula sobre a importância da preservação ambiental.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação