Assembleia Legislativa é ponto solidário de arrecadação de absorventes descartáveis Campanha, apoiada pela Procuradoria da Mulher da Casa, se soma a iniciativas de combate à pobreza menstrual.

17/05/2021 11h22 | por Caio Budel, assessoria parlamentar
Campanha, apoiada pela Procuradoria da Mulher da Casa, se soma a iniciativas de combate à pobreza menstrual e arrecada até o dia 28 absorventes para serem doados às estudantes em vulnerabilidade social.

Campanha, apoiada pela Procuradoria da Mulher da Casa, se soma a iniciativas de combate à pobreza menstrual e arrecada até o dia 28 absorventes para serem doados às estudantes em vulnerabilidade social.Créditos: Arte: Caio Budel

Campanha, apoiada pela Procuradoria da Mulher da Casa, se soma a iniciativas de combate à pobreza menstrual e arrecada até o dia 28 absorventes para serem doados às estudantes em vulnerabilidade social.

A Assembleia Legislativa do Paraná, através da Procuradoria Especial da Mulher, está apoiando a campanha “Dignidade Feminina”, que arrecada absorventes descartáveis, externos e internos, para auxiliar no combate à pobreza menstrual, tema que vem ganhando cada vez mais visibilidade em órgãos de apoio a pauta feminina. A partir desta segunda-feira (17), a Assembleia é ponto de arrecadação destes produtos, que podem ser entregues em uma caixa localizada no hall do prédio do administrativo. A ação conta com o apoio de toda a bancada feminina da Casa e, também, das esposas dos deputados.

“A pobreza menstrual é um tema ainda visto como tabu, mas nós precisamos falar mais sobre isso justamente para que deixe de ser. É um problema real, que afeta mulheres de todas as idades, principalmente as mais jovens e menos favorecidas economicamente. Absorventes são produtos caros, muitas não têm acesso. E isso tem vários reflexos negativos graves, como na saúde. Outro reflexo é a evasão escolar por vergonha”, detalha a deputada estadual e procuradora da mulher da Assembleia, Cristina Silvestri (CDN).

A campanha apoiada pela Assembleia Legislativa foi idealizada pelo Coletivo Igualdade Menstrual. As doações poderão ser feitas até o dia 28 de maio, data de celebração do Dia Internacional da Saúde da Mulher. O que for arrecadado será repassado para escolas estaduais, que mantém estoques de absorventes para doarem a meninas em situações de vulnerabilidade.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) destacou a importância de essa ação coordenada pela Procuradoria da Mulher.  “São diversas as campanhas que temos mobilizado nossos servidores para participar. Essa ação que tem o apoio da Procuradoria da Mulher é de grande importância. O absorvente ainda é um artigo de luxo para as camadas mais pobres da população. Somente em Curitiba estima-se 33.500 adolescentes estejam nessa condição. Onde muitas vezes se busca um material alternativo, que pode ser prejudicial à mulher, e que também tem ocasionado na evasão escolar”, disse.

“Uma ação necessária da Assembleia para amparar jovens de baixa renda que não possuem condições financeiras de adquirir absorventes descartáveis. Contamos com a solidariedade dos funcionários da Casa e da população com a arrecadação e também para ampliar o debate acerca de um tema que até pouco tempo era considerado um tabu na sociedade”, disse o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Política Pública - O tema pobreza menstrual vem sendo debatido com mais intensidade na Assembleia Legislativa desde 2019, quando começou a tramitar o projeto de lei 944/2019, que visa o fornecimento de absorventes descartáveis nas Escolas Públicas e Unidades Básicas de Saúde no Paraná.

Levantamentos indicam que no Paraná cerca de 374 mil adolescentes, em idade escolar, necessitam de absorventes. Em Curitiba, a estimativa é que aproximadamente 33.500 meninas precisam do produto.

A iniciativa, proposta pelo deputado Boca Aberta Júnior (PROS), conta com coautoria das deputadas Cristina Silvestri, Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC), Luciana Rafagnin (PT) e deputados Goura (PDT), Luiz Claudio Romanelli e Michele Caputo (PSDB). O projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça aguardando deliberação para seguir, ou não, para avaliação das demais comissões permanentes da Assembleia para depois ser votado em plenário.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação