Assembleia participará de um projeto de acolhimento familiar

18/07/2019 17h02 | por Diretoria de Comunicação com assessoria da Presidência
3º Congresso Internacional de Acolhimento Familiar será realizado de 13 a 15 de agosto, em Curitiba.

3º Congresso Internacional de Acolhimento Familiar será realizado de 13 a 15 de agosto, em Curitiba.Créditos: Nani Góis/Alep

3º Congresso Internacional de Acolhimento Familiar será realizado de 13 a 15 de agosto, em Curitiba.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai ser parceira de um projeto de acolhimento familiar de crianças e vai participar do 3º Congresso Internacional de Acolhimento Familiar que se realizará 13 a 15 de agosto, no Teatro Positivo em Curitiba. O convite para a Assembleia, que veio da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, pelas mãos de seu corregedor-geral, o desembargador José Aniceto e de um de seus idealizadores, Sérgio Luiz Kreuz, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do TJ-PR foi entregue ao presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Os representantes do TJ estavam acompanhados do deputado Evandro Araújo (PSC).

O anúncio da participação da Alep no Congresso e no projeto de acolhimento familiar foi feito por Traiano que enfatizou a importância que a Casa dá para iniciativas de alta relevância social. “Esse é um projeto de sucesso. Uma experiência muito bem conduzida, já testada na cidade de Cascavel. Agora o desafio é reproduzi-la em outras cidades e regiões do Estado, disse Traiano. O doutor Sérgio Kreuz, que conduziu essa experiência pioneira agora quer estendê-la pelo Paraná inteiro e conta com o nosso integral apoio”, disse Traiano. “A Assembleia será parceira em as todas iniciativas que buscam o resgate das nossas crianças”, destacou.

A reunião foi marcada pelo deputado Evandro Araújo que destacou os benefícios do acolhimento familiar como opção aos tradicionais abrigos institucionais. “Do ponto de vista afetivo e psicológico, o acolhimento familiar traz mais benefícios à formação de crianças e adolescentes, pois cria um vínculo familiar e afetivo que as instituições tradicionais, infelizmente, não podem oferecer. Isto faz toda a diferença e tem se mostrado uma boa experiência”, explicou Araújo.

Sérgio Kreuz afirmou ser uma honra contar com o apoio da Assembleia para esse projeto. Disse que o projeto de acolhimento “iniciou em Cascavel e começou a se espalhar pelo Estado. Sempre com o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça, que estimulou a implantação desse serviço. Nos dias 13 a 15 teremos em Curitiba um evento internacional que discutirá essas iniciativas que visa tirar as crianças das instituições de acolhimento e acolhê-las em famílias, o que é um procedimento muito mais humanizado, muito melhor para o desenvolvimento da criança e do adolescente”.

O 3º Congresso Internacional de Acolhimento Familiar, que será realizado em conjunto com O Instituto Geração Amanhã, é continuidade de outros dois congressos que foram realizados nos anos de 2017 e 2018 na cidade de Cascavel e promoverá um amplo diálogo nacional com atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O simpósio contará com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais de acolhimento familiar. Entre eles, o doutor Charles Nelson da Universidade de Harvard; doutor Nathan Fox, da Universidade de Maryland e o doutor Charles Zeanah da Universidade de Tulane.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação