Assembleia presta homenagem à Polícia Militar do Paraná Sessão solene, que acontece nesta quarta-feira (7), com início às 18h, por iniciativa do deputado Coronel Lee (PSL), vai destacar a atuação de heróis da PMPR.

06/08/2019 13h45 | por Nádia Fontana
Sessão Solene marcará os 165 anos da Polícia Militar do Paraná.

Sessão Solene marcará os 165 anos da Polícia Militar do Paraná.Créditos: Pedro Ribas/AENPR

Sessão Solene marcará os 165 anos da Polícia Militar do Paraná.

Sessão Solene marcará os 165 anos da Polícia Militar do Paraná.Créditos: Ricardo Almeira/AENPR

Sessão Solene marcará os 165 anos da Polícia Militar do Paraná.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), que está comemorando 165 anos, será homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta quarta-feira (7), durante uma sessão solene. A celebração comemorativa ocorre por iniciativa do deputado Coronel Lee (PSL), presidente da Comissão de Segurança Pública, e representa o reconhecimento à competência, dedicação e coragem dos integrantes da corporação, sempre prontos a atender a sociedade paranaense.

“Ser policial é ato de dedicação e até de renúncia. É uma vocação antes de tudo. Quem verdadeiramente veste a farda da PMPR com amor é quem zela por um caráter íntegro e que não se dobra às coisas erradas”, afirmou o Coronel Lee, que exerce seu primeiro mandato na Alep, e conhece bem essa realidade. Ele é oriundo da Polícia Militar onde ingressou em 1985, tendo atuado na corporação até 2018. “Nesta data, comemoramos não somente mais um ano na história valorosa da Polícia Militar do estado do Paraná, mas celebramos a ordem social e o respeito às instituições. A PM é sem dúvida, a última barreira antes da instalação do caos”, acrescentou. Segundo o deputado, “esta é, acima de tudo, uma data para nos lembrar dos valores que alicerçam a PM. Do amor à farda, da dedicação à população, do respeito aos valores e da obediência às leis instituídas que regem a sociedade”, frisou.

Homenagens – Policiais militares que se destacaram em diversos momentos da vida dos cidadãos do estado, com atuações heroicas, bem como PMs que perderam a vida durante o cumprimento do dever, serão homenageados com menções honrosas, nesta solenidade que acontece no plenário, iniciando às 18 horas. O Coronel Lee reiterou que a cerimônia significa o reconhecimento ao trabalho desses heróis que, diariamente, entram em confrontos e têm a missão de garantir, ininterruptamente, a segurança pública de todos os cidadãos.

História – Em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial, foi criada a Polícia Militar do Paraná que surgiu como uma unidade de caçadores. A corporação cresceu e evoluiu, e hoje está voltada aos anseios da comunidade paranaense; garantindo a paz e a proteção da sociedade, fazendo-se presente em todos os 399 municípios do estado. Os batalhões têm sede nos principais centros urbanos, e suas companhias e pelotões estão distribuídos pelas localidades circunvizinhas.

Da criação, em 1854, até os primeiros anos da República, a PMPR usou a cor azul ferrete em seus uniformes. Em 1912 foi adotada a cor cáqui; a qual por tradição identifica o policial militar no Paraná, e permanece em uso até os dias atuais. Os bombeiros sempre usaram os mesmos uniformes da PMPR; acrescentando-se apenas seus respectivos distintivos.

A PMPR tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no estado do Paraná. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros. 

Ingresso – Existem somente duas formas de ingressar na PMPR: como soldado ou como oficial. No primeiro caso, o candidato presta concurso público, e após aprovado, frequenta o Curso de Formação de Soldados com a duração de nove meses. Ao termino do curso é classificado como Soldado de 1ª classe. As demais promoções dependem de concurso interno, estando o policial obrigado a prestar um tempo mínimo de serviço em determinadas graduações, como por exemplo, para cabo, no mínimo dois anos como soldado; 3º sargento, no mínimo dois anos como cabo; 2º sargento, no mínimo quatro anos como 3º sargento; 1º sargento, no mínimo dois anos como 2º sargento; e subtenente, no mínimo dois anos como 1º sargento. A promoção para primeiro sargento depende do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. A promoção para segundo sargento e para subtenente é por merecimento e antiguidade. O soldado pode chegar ao posto de coronel, desde que aprovado no Curso Especial de Oficiais, permitido ao subtenente e ao primeiro sargento; no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, como capitão; e no Curso Superior de Polícia, como tenente-coronel.

O ingresso como oficial também exige que o candidato preste concurso público. Após aprovado, ele frequentará o Curso de Formação de Oficiais por três anos na Academia Policial Militar do Guatupê. Ao termino do curso é classificado como aspirante a oficial. O aspirante a oficial pode chegar ao posto de coronel, desde que aprovado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, como capitão; e no Curso Superior de Polícia, como tenente-coronel.

Curiosidade – Durante esses 165 anos de história a Polícia Militar recebeu inúmeras denominações. Confira:

* 1854 - Companhia de Força Policial da Província do Paraná

* 1874 - Corpo Policial da Província do Paraná

* 1891 - Corpo Militar de Polícia do Estado do Paraná

* 1892 - Regimento de Segurança do Estado do Paraná

* 1917 - Força Militar do Estado do Paraná

* 1932 - Força Pública do Estado do Paraná

* 1939 - Força Policial do Estado do Paraná

* 1946 - Polícia Militar do Estado do Paraná

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação