Assembleia realizará sessão especial em apoio ao povo ucraniano Deputados paranaenses se manifestam contra a guerra na Ucrânia na sessão plenária desta quarta-feira (02).

02/03/2022 17h22 | por Thiago Alonso / Eduardo Santana
Deputados paranaenses se manifestam contra a guerra na Ucrânia na sessão plenária desta quarta-feira (02).

Deputados paranaenses se manifestam contra a guerra na Ucrânia na sessão plenária desta quarta-feira (02).Créditos: Guilherme Masahiro

Deputados paranaenses se manifestam contra a guerra na Ucrânia na sessão plenária desta quarta-feira (02).

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza na próxima segunda-feira (07), a partir das 14h30, uma sessão especial em solidariedade e apoio ao povo ucraniano, que sofre com os ataques militares realizados pela Rússia. A decisão da solenidade é da Mesa Executiva da Assembleia, formada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), pelo primeiro secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB), e pelo segundo secretário, Gilson de Souza (PSC) e conta com o apoio dos demais deputados. Os parlamentares vão usar o espaço para externar todo o respeito e apoio da Assembleia à Ucrânia que deve contar com a presença de lideranças ucranianas no Paraná, estado que abriga a maior colônia ucraniana do Brasil. A comunicação da sessão especial foi realizada por Romanelli durante a sessão plenária desta quarta-feira (02).

De acordo com o primeiro secretário da Assembleia, a sessão da próxima segunda-feira vai marcar o apoio irrestrito do Legislativo em defesa do País europeu. Além da iluminação em amarelo e azul do prédio da Assembleia que acontece desde o dia 1º, a bandeira da Ucrânia será hasteada em frente ao Poder Legislativo. Os deputados estaduais paranaenses também publicaram um manifesto de apoio incondicional ao povo ucraniano. "É inegável a contribuição das famílias de descendentes para o desenvolvimento de muitas cidades e regiões paranaenses. A Ucrânia é uma nação irmã e as violentas ações militares russas merecem total repúdio. A invasão promovida pela Rússia ataca todos os princípios de harmonia entre as nações e de convivência pacífica entre os povos. O parlamento do Paraná reforça a defesa da democracia e acredita que seus preceitos devem ser aplicados em qualquer lugar do mundo. O diálogo é a melhor forma de resolver conflitos. A soberania, a integridade territorial e o povo ucraniano têm nosso reconhecimento e respeito", diz o texto. 

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, enviou um comunicado de solidariedade aos ucranianos, principalmente de Prudentópolis, maior comunidade ucraniana do Brasil. Traiano também pediu a solução do conflito. “É preciso abrir o diálogo entre as partes envolvidas de forma pacífica e democrática para que seja encontrada uma rápida solução para evitar mortes e destruição”, defendeu. No Paraná, são quase 500 mil ucranianos e descendentes. “Toda guerra é uma tragédia. Nada é mais importante do que a vida e a paz mundial. Oremos pelo povo da Ucrânia e por todos os descendentes que vivem em Prudentópolis e em todo o Paraná”, afirmou Traiano.

Ao anunciar a sessão especial, Romanelli afirmou que a solenidade visa evidenciar o repúdio da Assembleia contra os atos de violência promovidos pela Rússia. "Esta é uma forma do Poder Legislativo demonstrar seu respeito pela sociedade ucraniana, que tem grande influência na cultura e economia do Estado do Paraná. O mundo está vendo a barbárie que está sendo cometida", reforçou. 

O primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Tercílio Turini (CDN), também apoia a homenagem como forma de “manifestação de apoio e solidariedade que servem de alento, de esperança do cessar-fogo e também de motivação aos ucranianos”, disse. “Hastear a bandeira da Ucrânia, juntamente com os pavilhões do Paraná e do Brasil, permanecendo assim até o fim dos ataques ao povo ucraniano, é uma forma de expressar o sentimento de carinho do povo paranaense e também a significância do Poder Legislativo como o principal local de defesa da liberdade e da democracia", completou Turini.

Apoio

Parlamentares usaram a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira para criticar os ataques ao país europeu e pedir o fim do conflito. O líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), definiu o sentimento como de horror. "Eu sou descendente de libaneses refugiados, que vieram para o Brasil fugindo de uma guerra. Estamos na época da tecnologia, será que estamos à mercê de um inconsequente?", indagou, ao se referir ao presidente russo. 

O deputado Michele Caputo (PSDB) também se juntou às falas de apoio. "Temos civis morrendo, por isso quero me somar à manifestação da Assembleia. Estou entrando com um requerimento para ajuda humanitária. O que está acontecendo lá nos afeta muito. Precisamos ajudar recebendo refugiados ou com o envio de recursos e materiais. Vamos acabar com a guerra", disse. "A Ucrânia está sofrendo muito. É assustador o que estamos vendo. A Mesa Executiva tem muita razão com estas homenagens", completou o deputado Galo (PODE)

O deputado Ricardo Arruda (PSL) manifestou seu repúdio ao presidente russo Vladimir Putin. "Ele é o autor desta guerra. O mundo não aceita mais guerra. O Brasil já se manifestou a favor das sanções à Rússia. Acho que o mundo inteiro está apoiando de alguma forma a Ucrânia. A guerra só traz morte e tristeza", disse. O sentimento é semelhante ao da deputada Mabel Canto (PSC). "Quero manifestar meu repúdio ao que está acontecendo na Ucrânia. Temos muitas vítimas fatais, entre mulheres, crianças e idosos. São pessoas que estão deixando suas vidas para fugir desta guerra. Esperamos que logo a paz impere".

Votações

Ainda durante a sessão plenária desta quarta-feira os parlamentares apreciaram e votaram uma pauta composta por cinco itens. Passaram em segunda discussão os projetos de lei 578/2020, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que institui o Dia Estadual do Bombeiro Civil, a ser comemorado anualmente no dia 12 de janeiro; e 531/2021, do deputado Ricardo Arruda (PSL), que concede o título de Utilidade Pública à Igreja Evangélica Ágape; e o projeto de resolução 3/2022, da Comissão de Tomada de Contas, que aprova a prestação de contas das despesas dos deputados referentes ao mês de junho de 2021. Este último teve a dispensa de votação da redação final aprovada e agora está apto para ser promulgado pela Mesa Executiva.

Por fim, passaram em primeira discussão os projetos de lei 345/2018, do deputado Nelson Justus (DEM), que concede o título de Utilidade Pública ao Instituto Avidas - Pesquisa e Inovação em Medicina e Saúde, de Curitiba; e 207/2021, do deputado Michele Caputo (PSDB), instituindo o Dia Estadual do Motorista de Aplicativo, a ser celebrado anualmente no dia 26 de março.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação