Assembleia recebe exposição de telas da artista plástica Vandecy Crema Telas ficam em exposição até o próximo dia 22 no Espaço Cultural da Alep com visitação aberta ao público das 9 às 18 horas.

04/11/2019 14h03 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Exposição com telas da artista plástica Vandecy Crema acontece até o próximo dia 22 no Espaço Cultural da Alep com visitação aberta ao público das 9 às 18 horas.

Exposição com telas da artista plástica Vandecy Crema acontece até o próximo dia 22 no Espaço Cultural da Alep com visitação aberta ao público das 9 às 18 horas.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Exposição com telas da artista plástica Vandecy Crema acontece até o próximo dia 22 no Espaço Cultural da Alep com visitação aberta ao público das 9 às 18 horas.

Foi aberta nesta segunda-feira, 04, a exposição, in memoriam, da artista plástica Vandecy Crema, no Espaço Cultural, da Assembleia Legislativa do Paraná, com telas a óleo que representam boa parte da trajetória e expressividade da pintora falecida no final do ano passado.  Por proposição do deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura, a mostra ficará aberta até o dia 22 de novembro.

“Fico muito honrado em poder prestigiar e homenagear essa grande artista que, além de uma vasta produção pessoal, também transmitiu os seus conhecimentos para diversas gerações de novos talentos surgidos nos últimos anos no Paraná”, destacou Delegado Recalcatti, referindo-se ao período em que Vandecy lecionou artes plásticas em seu atelier próprio e no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba.

De acordo com o parlamentar, a proposta de realizar a exposição partiu de Priscilla Malheiros, ex-servidora da Assembleia e filha de Vandecy Crema. “Agradeço ao Delegado Recalcatti por ter sido o propositor da exposição e também à direção da Assembleia por ceder este espaço que sempre apresenta exposições de alta qualidade”, disse Priscilla. Familiares e amigos de Vandecy também estiveram na abertura.

Dona de uma grande produção, a artista plástica deixou um importante legado e os seus quadros estão espalhados em galerias e acervos particulares no Paraná e também em outros estados e países – em cidades como Montevidéu, Roma, Gênova e Madri. Os traços delicados e suaves são uma marca inconfundível em suas telas de variados temas, principalmente nas paisagens que pintou do meio rural do Paraná.

Vandecy Crema foi professora do Estado onde lecionou por 25 anos no ensino médio e técnico. Aposentou-se ainda jovem e passou a se dedicar às artes de forma exclusiva. O seu amor pela pintura foi mais longe e tornou-se professora de artes plásticas, abrindo em 1991 um atelier próprio. Entre 1993 e 2012, lecionou no Círculo Militar do Paraná ampliando a sua influência sobre jovens talentos.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação