Assembleia recebe posse da nova diretoria da União Paranaense dos Estudantes (UPE) No evento, proposto pelo deputado Goura (PDT), a estudante Larissa Souza foi empossada como a presidente da entidade.

01/11/2019 17h45 | por Thais Faccio
Plenarinho da Alep recebeu nesta sexta-feira (1º) a posse da nova diretoria da UPE.

Plenarinho da Alep recebeu nesta sexta-feira (1º) a posse da nova diretoria da UPE.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Plenarinho da Alep recebeu nesta sexta-feira (1º) a posse da nova diretoria da UPE.

Deputado Goura (PDT).Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Deputado Goura (PDT).

Deputado Delegado Recalcatti (PSD).Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Deputado Delegado Recalcatti (PSD).

A nova presidente da UPE, Larissa Souza.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

A nova presidente da UPE, Larissa Souza.

O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi palco, nesta sexta-feira (01), da posse da nova diretoria da União Paranaense dos Estudantes (UPE). O evento foi proposto pelo deputado Goura (PDT) que destacou a importância da entidade nas lutas estudantis. “Com esse evento aproximamos a população, especialmente a juventude, os estudantes que já possuem uma discussão interna sobre a importância da política e já se organizam desta forma. E a Assembleia deve valorizar a educação acima de tudo e mostrar que a participação política é necessária e possível, e que nos estamos de portas abertas para esse entrosamento entre o Poder Legislativo e as ações dos estudantes em prol da educação”, afirmou Goura.

Para o deputado Rubens Recalcatti (PSD), que participou da solenidade, é um privilégio receber na Casa de Leis os estudantes. “Estamos felizes em ver que os jovens estão cada vez mais preocupados com o futuro de sua cidade, de seu país e dispostos a discutir e propor ideias pela melhoria da educação. Contem conosco para isso”, ressaltou.

Larissa Souza, presidente empossada da entidade, disse que realizar a posse da UPE na Casa do Povo é uma forma de fortalecer os laços institucionais entre os estudantes e o Poder Legislativo. “É uma honra para nós estarmos aqui”, afirmou. Fazem parte da nova gestão, para um período de dois anos, além da Larissa; Lucas Miranda, vice-presidente; Thales Zaboroski, tesoureiro; Fernanda Junqueira, primeira tesoureira; Ana Keli, secretária-geral; Matheus Reis, primeiro secretário; Ana Paula Zanin, secretária de Comunicação; Elizabeth Gomes, secretária de Instituições Pagas; Flávia Medeiros, secretária de Cultura; Andrieli Coscoski, secretária de Políticas Educacionais; Lorenzo Casanova, secretário de Relações Institucionais; e Ana Flávia, diretora de Gênero.

Participaram do evento Débora Castro representando a União Nacional dos Estudantes (UNE); Alessandro Greco Garcia pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba; Gabriela Nunes do diretório acadêmico da Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Wellintgon Tiago da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes); Elton Barz representando a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e André Avelino pelo Conselho Estadual Juventude (Cejuv).

Histórico - Fundada em 1939 com a denominação de União Estadual dos Estudantes (UEE) do Paraná, passou a ser conhecida como União Paranaense dos Estudantes (UPE) na década de 1940. Em abril de 1968, a entidade foi fechada, arbitrariamente, pelo regime militar e extinta pelo Ministério Público Federal em janeiro de 1969. Em 1980 foi reaberta e em 1983 foi declarada de utilidade pública.

A UPE foi criada com o compromisso de canalizar o debate sobre as questões da educação, servir de polo aglutinador das lutas estudantis e com a incumbência de fortalecer e ampliar a rede do movimento. A entidade se fez presente em importantes movimentos estaduais e nacionais, como a campanha do "O Petróleo é Nosso", o Impeachment de Fernando Collor de Mello e movimento contra a privatização da Copel. Está instalada no prédio histórico conhecido por Casarão do Senhor Benjamin Lins de Albuquerque desde 1958, localizado na rua João Manoel, 142, São Francisco, em Curitiba (PR).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação