Assembleia vai conceder o Título de Cidadão Benemérito ao presidente do Superior Tribunal Militar Presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano, recebeu nesta quarta (05) o general Luis Carlos Gomes Mattos

05/05/2021 16h24 | por Thiago Alonso

Presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano, recebeu nesta quarta (5) o general Luis Carlos Gomes Mattos, presidente do Superior Tribunal Militar (STM).Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná vai conceder o Título de Cidadão Benemérito do Estado ao presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Luis Carlos Gomes Mattos. A informação foi dada pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), que recebeu uma visita institucional do general do Exército brasileiro nesta quarta-feira (05). O encontro contou com a presença dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Hussein Bakri (PSD).

O projeto de lei para concessão do Título de Cidadão Benemérito para o paranaense de União da Vitória será apresentando pelos deputados Ademar Traiano, Alexandre Curi, Hussein Bakri e Luiz Claudio Romanelli (PSB). “O general Mattos é um homem que nasceu no Paraná e construiu sua história aqui. É um orgulho tê-lo em nosso convívio. A história falará muito deste personagem, uma das figuras mais importantes do nosso Estado. Nada melhor que propor este título ao general”, afirmou Traiano. “Esta é uma pequena homenagem a tudo o que o ministro representa para nós”, completou Bakri.

Luis Gomes Mattos agradeceu a homenagem da Assembleia Legislativa. “Estou feliz por estar na Assembleia de meu Estado sendo o primeiro ministro-presidente do Superior Tribunal Militar nascido no Paraná. Quero agradecer ao presidente Traiano por me receber nesta visita institucional. É uma satisfação estar aqui”, disse.

Biografia – O ministro Luis Gomes Mattos é general de Exército e ocupa uma das cadeiras destinadas à Força Terrestre no Superior Tribunal Militar desde 2011. Foi nomeado ministro do STM por decreto assinado pela ex-presidente da República Dilma Rousseff. Ele nasceu em 27 de julho de 1947, em União da Vitória.

Foi matriculado no 1° ano do Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende (RJ), em 1966, concluindo o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (Bacharel em Ciências Militares) em de 1969.
Um ano depois, foi promovido a segundo-tenente, onde iniciou sua carreira por mais de 50 anos no Exército brasileiro, conseguindo alcançar, o último posto das Forças Armadas, o de general de Exército, em 2008. Assumiu a presidência do STM em março deste ano.