Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Atenção à alimentação saudável de gestantes e bebês é tema de seminário na Assembleia

Meta é promover o “Programa dos 1000 Dias”, idealizado pela ONU, com foco no período que vai da concepção até o segundo aniversário das crianças.


Os cuidados da gestante e das mães no período de mil dias que vão da concepção aos dois anos iniciais de vida da criança foram tema de um seminário na manhã desta sexta-feira (12), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O objetivo do evento era discutir meios de ampliar a conscientização sobre a saúde e a nutrição infantil. “A Semana de Conscientização do Programa 1000 Dias” para as mães paranaenses, instituída pela Lei estadual nº 18.985, de 12 de abril de 2017, de autoria da deputada Claudia Pereira (PSC), também proponente do seminário, prevê justamente a segunda semana do mês de maio para a promoção de campanhas de orientação acerca do assunto.
Uma das palestras abordou os aspectos alimentares no período anterior à gestação, quando muito do que é ingerido pelas futuras mamães pode influenciar diretamente nas próximas gerações. “O que se come antes do período fetal poderá impactar em até três gerações. Produtos com corantes, transgênicos ou com agrotóxicos são muito prejudiciais e podem levar a doenças graves destas crianças, por meio do consumo feito pela mamãe”, alertou a nutricionista Eliane Tagliari.
Para a pediatra neonatologista Gislayne Souza Nieto, a influência da genética na formação de uma pessoa é de 50%. Os outros 50% estão relacionados com o meio em que ela vive. “Hábitos saudáveis vão proporcionar o desenvolvimento adequado das crianças. É importante que se estimule a criança, que a mãe e este bebê tenham uma alimentação correta. Desde o pré-natal é preciso atenção com os nutrientes e vitaminas, que vão refletir na qualidade do leite materno e na formação do bebê”.
Ações – Como o “Programa 1000 Dias” prevê ações por parte do poder público, a diretora de Proteção Social Básica da Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura de Curitiba, Alzenir de Fátima Brudeck Sizanoski Santos, destacou o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade na capital, por meio do programa Família Paranaense, em parceria com o Governo do Estado. De acordo com ela, grupos de trabalho da Prefeitura e do Governo estão dando ainda mais efetividade ao atendimento de gestantes, mães e crianças de zero a seis anos. Um plano intersetorial, envolvendo diferentes áreas da estrutura governamental, auxilia na conscientização e prevenção alimentar e de saúde destas famílias. O objetivo é que 4.500 famílias sejam atendidas e orientadas.
Profissionais da área de saúde, ação social e nutrição, além de estudantes e interessados no assunto, estiveram na Assembleia Legislativa e acompanharam o seminário. Na avaliação da deputada Claudia Pereira, a discussão no Legislativo foi extremamente positiva. A intenção é de que novos encontros sejam realizados para ampliar a informação para as mães ou futuras mamães no Paraná. “Ainda que tenhamos uma lei sobre cuidados com a vida dos bebês e sobre a qualidade de alimentação das mães, se não discutirmos o assunto com efetividade, teremos apenas uma lei no papel. Queremos que as pessoas tenham consciência sobre os cuidados nos mil dias, porque é uma fase de formação destas crianças. Pretendemos multiplicar essa discussão pelo Paraná”, concluiu a deputada.

Ouça o Podcast relacionado





Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação