Atendimento à população, prefeitos e reuniões marcam a agenda dos deputados em Londrina A programação iniciou hoje (11) com uma coletiva do governador Ratinho Júnior e do presidente da Alep, Ademar Traiano, e seguiu com diversas atividades.

12/04/2019 10h55 | por Jaime S. Martins

Deputados participaram da reunião com o governador e membros da Comissão de Desenvolvimento.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

Os deputados estaduais aproveitam o espaço da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na ExpoLondrina, bem como as presenças do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e dos secretários de Estado, para tratar de assuntos de interesse da região. Comandados pelo deputado Tiago Amaral (PSB), a Comissão de Infraestrutura de Londrina, compostas por entidades representativas, se reuniu com o governador e secretários para apresentar as demandas da região.

Entre elas, a duplicação da rodovia PR-455 entre Londrina e Mauá da Serra, os viadutos Bratislava (Cambé) e Angelina Vezozzo (Londrina), os dois na BR-369, e a ampliação do Aeroporto Governador José Richa, que vai integrar o pacote de concessão do Governo Federal. “Em relação ao aeroporto fizemos grandes avanços nesses últimos anos, estamos com projeto concluído e pronto para executar. Com essa concessão acabou travando e é nessa concessão que a gente quer garantir que a ampliação da pista e a construção da área de taxiamento aconteçam”, frisou o deputado Tiago Amaral.
Para ele a presença dos deputados e do Governo do Estado na região é essencial para que os diversos setores e população possam falar diretamente com aqueles que decidem as questões do Paraná. “A gente sabe que o poder decisório está nas estruturas que estão em Curitiba. Essa vinda dos secretários, junto com o governador, nos dá uma certeza muito maior de que não estamos falando com intermediário e sim de uma decisão final. Estamos muitos satisfeitos com as posições colocadas pelo governador e o trabalho dessa Comissão terá continuidade.”
Contato - Outro deputado com agenda cheia no stand da Assembleia foi o deputado Tercílio Turini (PPS) que, entre várias reuniões, aproveitou a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, para, junto do prefeito Paulinho de Sapopema, apresentar reivindicações asfálticas do município. Ele também enalteceu o trabalho do governador Ratinho Júnior, do presidente Ademar Traiano (PSDB) e do primeiro-secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB) de levarem as estruturas dos Poderes para perto da população. “Incentivamos o presidente Traiano e o deputado Romanelli para que a Assembleia estivesse presente aqui. Existe sempre uma expectativa enorme da sociedade pela feira e, como vivemos um momento importante, que tanto governo e deputados estejam próximos da sociedade, a presença tem um simbolismo enorme. Além de aproximar da sociedade cria uma condição onde todos os secretários estão aqui e podemos trazer os prefeitos para debater as pautas dos municípios. Esse contato aqui é muito mais fácil do que toda a formalidade que existe em Curitiba”, disse.

Iniciativa - Outro deputado que também esteve no stand da Assembleia na ExpoLondrina foi o deputado Evandro Araújo (PSC). Para ele, essa medida de interiorização faz com todos os deputados possam ouvir as demandas da população nas mais diversas regiões do Paraná. “Quero destacar a inteligência do Governo de aproveitar os grandes eventos do estado para levar a sede do Governo. Aproximar o Governo da população e a Assembleia não pode deixar de participar. É uma oportunidade para que os deputados estejam nas mais diferentes regiões e possam ouvir os anseios da população. É um momento especial de aproximação com a sociedade. Parabéns ao Governo e à Assembleia pela iniciativa.”
Dar a oportunidade de a população conhecer melhor a função de um deputado estadual é o que o deputado Alexandre Curi (PSB) considera mais válido na interiorização da Assembleia Legislativa. Para ele, essa atividade faz com que a população “tome conhecimento do nosso trabalho. Quero cumprimentar o presidente Traiano pela instalação do Poder Legislativo na Feira, ao governador Ratinho pela instalação do Governo, prestigiando Londrina e o norte do Paraná. Para nós, que muitas vezes somos criticados, é a oportunidade para a população conhecer nosso trabalho. Que os deputados não estão trabalhando apenas de segunda, terça e quarta nas sessões, mas sim que nos outros dias estão no interior do estado assinando convênios, inaugurando obras. Estou muito satisfeito em estar aqui nessa que é a maior feira do Paraná”.
Também estiveram presentes, até o momento, no espaço da Alep na ExpoLondrina os deputados Michele Caputo (PSDB), Soldado Adriano José (PV), Boca Aberta Júnior (PROS), Hussein Bakri (PSD), Cobra Repórter (PSD), além do presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB) e do primeiro-secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB).