Audiência pública debate propostas de desenvolvimento das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná Encontro proposto pelo deputado Emerson Bacil (PSL) reuniu autoridades e representantes de classe e setores da sociedade civil de São Mateus do Sul e região.

05/03/2020 15h15 | por Diretoria de Comunicação
“Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná” foi tema de audiência realizada em São Mateus do Sul.

“Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná” foi tema de audiência realizada em São Mateus do Sul.Créditos: Assessoria parlamentar

“Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná” foi tema de audiência realizada em São Mateus do Sul.

“Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná”.Créditos: Assessoria parlamentar

“Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná”.

“Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná”.Créditos: Assessoria parlamentar

“Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná”.

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu na manhã desta quinta-feira (5), no Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE), em São Mateus do Sul, a audiência pública “Potencialidades para o desenvolvimento e Inovação das regiões Sudeste e Centro-Sul do Paraná”. O evento, proposto pelo deputado Emerson Bacil (PSL), debateu uma série de propostas para o desenvolvimento da região Sul do estado, tida como a mais preservada do Paraná, mas a menos desenvolvida economicamente. Estiveram presentes no debate o vice-governador do Estado, Darci Piana, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, além de demais autoridades e representantes de classe e setores da sociedade civil

O deputado Emerson Bacil abriu a audiência pública falando sobre as características sócio econômicas da região de São Mateus do Sul. Segundo o parlamentar, existe a possibilidade de promover toda a região como um polo agrotecnológico e de inovação. “Nossas potencialidades são evidentes, mas carecem de tecnologia e inovação para lapidar o gigante, que são nossas regiões Sudeste e Centro-Sul do estado. Precisamos de uma revolução e sonhar alto. Dar um passo à frente. Sonhar alto. Confiantes em nossos setores civil e produtivo. Precisamos trabalhar”, afirmou o parlamentar que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa.

Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o Poder Executivo tem que apoiar as prefeituras a auxiliar no desenvolvimento tecnológico do estado. “Temos um governo 5.0, que promove a cada dia a modernidade e agilidade nos processos. E isso precisa chegar ao interior e às comunidades de todo o estado. Por isso precisamos atualizar a administração pública e apoiar todo e qualquer investimento nas regiões do Paraná. E hoje pudemos conhecer as potencialidades da região de São Mateus, seja na agricultura, seja nas atividades de inovação. Esta, talvez seja uma das regiões que mais precisa do apoio do governo. Aqui tem muita riqueza, nós que não estamos sabendo o que fazer com todo esse potencial”, afirmou

Em sua participação, Guto Silva falou sobre o modelo federativo de distribuição de recursos entre os municípios e sobre as políticas educacionais do país. Para o secretario chefe da Casa Civil, é preciso desenvolver novos métodos de educação para desenvolver a inovação. “O desafio da região é fazer com que os talentos de São Mateus do Sul, permaneçam em São Mateus do Sul. É preciso regionalizar as ações de inovação e tecnologia e São Mateus tem muito potencial e o Estado vai trabalhar pelo futuro da região”, apontou.

O prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr, apontou durante seu pronunciamento que a cidade e toda a região sempre sofreram com a falta de investimentos em infraestrutura e logística, que agora é o momento para que a economia local se desenvolva na área de inovação e do manejo sustentável do meio ambiente. “Nós estamos de portas abertas para dialogar sobre novos investimentos. Depois de tanto esquecimento, acredito que agora seja a hora de recebermos recursos para nos desenvolvermos. É hora de união entre os segmentos organizados e o Poder Público”, disse.

Na segunda etapa da audiência, as entidades ligadas ao desenvolvimento socioeconômico e inovação falaram sobre as demandas e as possibilidades de crescimento de todos os municípios das regiões Sudeste e Centro-Sul. O presidente da Tecpar, Jorge Augusto Callado Afonso, ressaltou que o órgão está à disposição para gerar o certificado da erva-mate orgânica. “Acreditamos em bioeconomia, no negócio local sustentável e na tecnologia em prol do desenvolvimento”.

Em seguida, falaram representantes de diversos setores produtivos de toda a região de São Mateus do Sul. Foram abordados temas como as cadeias produtivas da agricultura; a produção de fármacos a base de erva-mate; as demandas de infraestrutura; o cenário do segmento industrial da região; possibilidade de ampliação da estrutura de turismo; a possibilidade de criações de suínos, caprinos e aves; extração do basalto; e o manejo de araucárias em áreas de produção de erva-mate.

O professor da Universidade Federal do Paraná, Flávio Zanetti, especialista em araucárias, afirmou em sua apresentação que é viável obter lucro com o cultivo de pinheiros nas áreas produtivas. “Hoje podemos cultivar araucárias novas, de pouco mais de três ou quatros anos, que podem produzir até 70 quilos de pinhão na safra. Poder mais lucrativo que a soja. É preciso investir em produção de mudas e mudar a mentalidade dos pequenos e médios agricultores para terem em suas propriedades mais essa opção de produção. O governo também deve incentivar o manejo dos pinheiros nas florestas públicas”, destacou.

“Foi uma reunião muito produtiva na qual pudemos reunir representantes de todas as entidades produtivas e políticas. Que isso sirva para mostrar a todos da região que podemos mudar os rumos da região. Nós acreditamos em nossos municípios da região, no governo do Estado e em toda a população da nossa região”, concluiu Bacil.

Ainda participaram da mesa de discussões o superintendente geral de inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski; o presidente da ASSESPRO-PR, Adriano Krzyuy; o diretor da Regional Sul do Sebrae, Cesar Giovani Colini Gonçalves; o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; o presidente do IPARDES, Carlos Gomes Pessoa; o reitor da UNIGUAÇU, Edson Aires; o desembargador José Sebastião Fagundes Cunha; o prefeito de Bituruna, Claudinei Castilho, além de demais autoridades.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação