Audiência pública em defesa das empresas públicas ameaçadas de privatização será realizada na Alep Debate é proposto pelo deputado Tadeu Veneri (PT) com o apoio de demais deputados. Encontro deve reunir deputados federais, direções sindicais e trabalhadores.

14/06/2019 15h54 | por Laura Sica
Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná será palco, na segunda-feira (17), de uma audiência pública sobre a privatização de empresas pelo Governo Federal.

Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná será palco, na segunda-feira (17), de uma audiência pública sobre a privatização de empresas pelo Governo Federal.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná será palco, na segunda-feira (17), de uma audiência pública sobre a privatização de empresas pelo Governo Federal.

O projeto do Governo Federal de vender as principais empresas públicas brasileiras e suas consequências para a população é o tema da audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira (17), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Proposta pelo deputado Tadeu Veneri (PT), com o apoio de diversos deputados, a audiência vai reunir as direções sindicais e trabalhadores das empresas alvo do projeto de privatização do governo Bolsonaro: a Petrobras e subsidiárias, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios.

Para o deputado Tadeu Veneri, a venda das estatais faz parte da estratégia do atual governo de subordinar o país aos interesses financeiros internacionais. “O BB e a CEF são determinantes para o crédito dos programas sociais. Quem investiu no país nos últimos anos foram os bancos públicos e as empresas públicas de modo geral. Assim como a Petrobras é fundamental para o desenvolvimento do país. A maior empresa brasileira e uma das maiores do mundo, que investiu tanto na exploração do Pré-Sal e agora iria começar a colher os frutos, está na lista de queima do patrimônio público, como alternativa para solucionar a crise”, observou.

Na opinião do deputado Requião Filho (MDB), as privatizações trariam consequências sociais e econômicas muito graves. Além da demissão de 5 mil funcionários no Paraná, em São Mateus do Sul a cidade deixaria de arrecadar mais de 50% do ICMS gerado.

“Prejudica muito a população, trazendo mais desemprego para o nosso Estado. Deixa o Brasil refém das multinacionais. Acaba com o sonho de construirmos uma nação autônoma e soberana. Estão vendendo nosso patrimônio para favorecer o mercado financeiro e isso afeta a vida de todos os trabalhadores brasileiros”, lamentou.

O presidente do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, Mario Alberto Dal Zot, afirma que a audiência na Assembleia é fundamental para fazer o debate com a sociedade paranaense da importância das empresas estatais. “A população precisa saber que o governo quer se abster de ter um controle de áreas estratégicas e soberanas para o país”, disse.

Cidadania Honorária – Ainda na segunda-feira, por proposição do deputado e secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, a Assembleia entrega o título de cidadão honorário ao senador Oriovisto Guimarães, um dos mais importantes empresários do Paraná. Às 18horas no plenário.

Também está prevista para a próxima segunda-feira, logo após a sessão plenária, a 8ª reunião da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação. Entre os projetos que serão analisados pelos deputados está o que obriga as empresas concessionárias de rodovias em atividade no Paraná a realizar o resgate de assistência veterinária de emergência de animais acidentados nas rodovias e estradas por elas administradas, assim como uma reunião da Comissão de Esporte.

Na terça-feira (18), os deputados que integram a Frente Parlamentar pela Promoção e Defesa das Universidades Públicas do Paraná, liderados pelo deputado Goura (PDT) se reúnem às 11 horas na sala de reuniões.

Centenário da Igreja Batista – Também na terça-feira, por proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSC), a Assembleia realiza sessão solene em comemoração aos 100 anos da Convenção Batista Paranaense, às 18 horas no plenário.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação