Autora de obras gigantes em exposição permanente no MON, Elizabeth Titton está no programa Arte & Cultura na Assembleia Programa semanal da TV Assembleia recebeu a artista, que contou um pouco da trajetória, experiências e de como surgem as ideias para cada novo trabalho.

18/08/2022 11h54 | por Claudia Ribeiro
Pintora, escultora e artista plástica Elizabeth Titton é convidada desta semana do programa Arte & Cultura na Assembleia.

Pintora, escultora e artista plástica Elizabeth Titton é convidada desta semana do programa Arte & Cultura na Assembleia.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Pintora, escultora e artista plástica Elizabeth Titton é convidada desta semana do programa Arte & Cultura na Assembleia.

Pintora, escultora, socióloga, economista, administradora de empresas, a artista plástica Elizabeth Titton, convidada desta semana do programa Arte & Cultura na Assembleia, une e transporta os diferentes talentos para as obras que produz. “Sempre tive uma expectativa muito alta da arte. Por isso, eu achava que apenas saber desenhar não bastava. Tinha que fazer mais que isso”, disse Elizabeth no programa que vai ao ar nesta sexta-feira (19) às 11 horas pela TV Assembleia.

Tanto que a paulista, que se mudou para o Paraná no fim da década de 1950, começou tarde nas artes, depois de atuar em outra área. Mesmo assim, o acervo é vasto. Além de ter obras em vários países e em outros estados brasileiros, muitas das esculturas (boa parte, gigante), podem ser vistas no lado externo do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Faz 15 anos que ela se associou a uma empresa para a fabricação das obras em tamanho grande e com materiais como aço, bronze, granito, contou. “Vai além de pensar na criação. É preciso saber se ela é viável, se cabe em determinado espaço, até mesmo se passa por uma porta do local onde será exposta”.

Mas obras em tamanho natural também fazem parte do universo da artista. Em uma exposição em Cascavel, no Oeste do estado, Elizabeth reduziu o tamanho das esculturas e tornou o trabalho mais acessível para que o público com deficiência visual pudesse ter acesso a ele.  “Cada pessoa enxerga a obra de um jeito e o artista precisa pensar nisso para que possa atingir todos os públicos. Por isso, a importância da exposição para os deficientes visuais. Isso vale também para o público em geral. Se você quiser colocar uma obra no mundo, precisa ter consciência de onde anda o olhar do seu espectador”, explicou.

Também ao longo da conversa. Elizabeth Titton falou de novos projetos. “Quem tem projetos não envelhece, porque não tem tempo. Eu sou assim, tenho mil ideias. Tenho um livro pronto. Ele une desenhos, ilustrações, gravuras e textos que contam a história do sol e da lua baseado no modo de pensar dos indígenas do Xingu”, disse.

O programa Arte & Cultura na Assembleia com Elizabeth Titton vai ao ar nesta sexta-feira (19), na TV Assembleia, às 11 horas, com reprises durante a semana. A cada semana um artista diferente participa.

        

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação