Autorização para aulas presenciais e prioridade de vacinação em professores segue para sanção

22/02/2021 18h11 | por Trajano Budola
Podcast Na sessão desta segunda-feira (22), os deputados aprovaram a redação final do projeto do Executivo que permite o retorno de aulas presenciais em todo o Paraná.

Na sessão desta segunda-feira (22), os deputados aprovaram a redação final do projeto do Executivo que permite o retorno de aulas presenciais em todo o Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Na sessão desta segunda-feira (22), os deputados aprovaram a redação final do projeto do Executivo que permite o retorno de aulas presenciais em todo o Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou e agora só depende da sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior para virar lei estadual o projeto de lei que estabelece as atividades educacionais como serviços essenciais.

O objetivo da iniciativa, proposta do Poder Executivo, é reconhecer como regra no Paraná as aulas presenciais em escolas, colégios e universidades, sejam da rede pública ou privada.

O projeto foi aprovado com emendas apresentadas em votação na semana passada. Uma delas, apresentada pelo deputado Do Carmo (PSL), garante aos profissionais da educação a prioridade na vacinação em caso de epidemias ou pandemias.

Polêmico, o projeto recebeu críticas da Oposição no Legislativo, sindicatos de servidores da categoria e entidades da área da Educação, que manifestaram descontentamento em uma audiência pública, também na semana passada.

As críticas foram dirigidas ao que a Oposição considera “inconstitucional”, ou seja, uma sobreposição à autonomia das administrações municipais.

Além disso, argumentaram os parlamentares, parte dos estabelecimentos de ensino não tem estrutura sanitária adequada para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários.

O líder da Oposição, deputado Professor Lemos (PT), afirmou que a questão será judicializada.

SONORA PROFESSOR LEMOS

Já o líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), garantiu que a autonomia de todos os estabelecimentos de ensino será respeitada.

SONORA HUSSEIN BAKRI

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação