Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Com contas equilibradas, governo prioriza investimentos em áreas estratégicas

Podcast

((Descrição do áudio))

Os investimentos do governo do estado priorizaram três setores importantes da administração pública. Nos primeiros oito meses do ano, a saúde recebeu 27,19% a mais em investimentos, a educação 17,5% e a segurança pública 15,16%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram apresentados pelo secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, durante apresentação dos resultados do 2º quadrimestre de 2016.

Segundo o secretário, as despesas executadas sem comprometer o orçamento são fundamentais para atender as novas demandas da população.

Sonora

De janeiro a agosto, o governo arrecadou mais de R$ 28 bilhões, o que representa um aumento de 1,63% na receita total do estado. Já as despesas ficaram 9,06% superiores na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 27,4 bilhões. Os cálculos mostram o equilíbrio nas contas do governo e um superávit orçamentário que, segundo Costa, já tem destino.

Sonora

Os gastos com pessoal aumentaram 11,25% no período. Já o limite prudencial para esse tipo de despesa foi extrapolado. O impacto foi causado por determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná para que déficit do sistema previdenciário seja incluído nos cálculos da folha de pagamento. O estado vai recorrer da decisão, já que com o índice de 48,45% não tem margem para novas contratações e reposições. A questão foi alvo de críticas do líder da oposição na Assembleia, deputado Requião Filho (PMDB).

Sonora

Para o líder do governo no legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) a apresentação mostrou que os ajustes fiscais feitos desde dezembro de 2014 têm surtido efeitos positivos no caixa do estado, que se mantem equilibrado mesmo diante das dificuldades.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação