Comércios terão de fixar indicação de validade e origem dos produtos.

06/11/2019 15h42 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Emerson Bacil (PSL).

Deputado Emerson Bacil (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Emerson Bacil (PSL).

O deputado Emerson Bacil (PSL), visando mais confiabilidade e segurança alimentar na venda de produtos fracionados, apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 826/2019 que determina que estabelecimentos comerciais varejistas coloquem cartazes informando ao consumidor sobre a origem, data de recebimento e de validade dos produtos à venda.

O deputado defende que a venda de alimentos fracionados, embalados, reembalados ou carnes e pescados tenham este cuidado. Supermercados, padarias, peixarias, açougues, casa de frios e outros estabelecimentos destes gêneros devem informar estes dados aos clientes. "Para comprar sabendo a origem, quando o produto foi repassado e sua validade", frisa.

Ele explica que produtos embalados pelo fabricante, que já conta com estes dados, estão fora da abrangência da proposta. "Alimentos como carne, frango e peixe têm alta probabilidade de agregar microorganismos", justifica a proposição. Ao passo que, de acordo com a iniciativa, contendo estes dados fomenta mais credibilidade, em especial, sobre a origem. A validade é outro fator importante ao consumidor.

"Até para o próprio comerciante é um adendo que traz mais confiança. O seu cliente fica satisfeito e certo de estar adquirindo um produto com maior segurança alimentar e sabendo da origem", observa Emerson Bacil. Ainda, a descrição destes dados evita a venda de alimentos de origem duvidosa, é uma proposta que "vem em defesa da informação prestada ao consumidor", completa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação