Comissão busca solução para acabar com assaltos aos caminhoneiros Levantamentos relativos aos furtos e roubos que têm como vítima os motoristas e uma visita ao Porto de Paranaguá estão entre ações já definidas pelo grupo de trabalho.

12/03/2019 12h44 | por Eduardo Santana
Os deputados da Comissão debateram soluções para a onda de violência que atinge os caminhoneiros.

Os deputados da Comissão debateram soluções para a onda de violência que atinge os caminhoneiros.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

Os deputados da Comissão debateram soluções para a onda de violência que atinge os caminhoneiros.

Os recorrentes assaltos aos caminhoneiros que circulam pela região do Porto de Paranaguá, no Litoral do estado, foi o tema central da primeira reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), realizada na manhã desta terça-feira (11). Durante o encontro, os deputados membros da Comissão definiram medidas para buscar uma solução de combate efetivo à ação dos criminosos no local.

Entre as ações detalhadas está o levantamento do número de ocorrências referentes a furtos e roubos que têm como vítimas os caminheiros em toda a região do Porto. Os dados, de acordo com os parlamentares que participaram da reunião, serão levantados junto à Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Portuária. O objetivo é levar as informações ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado do Paraná, Luiz Felipe Kraemer Carbonell.

“Nosso objetivo não é só cobrar das forças policiais e do Poder Público como um todo. Queremos criar alternativas para combater esses crimes. Mapeamos essa situação no Porto de Paranaguá e agora vamos aguardar as estatísticas que virão das forças de segurança que atendem todo o local. Além disso, estamos planejando uma visita ao porto para verificarmos in loco a situação dos caminheiros”, afirmou o deputado Coronel Lee (PSL), presidente da Comissão de Segurança Pública da Alep.

De acordo com o deputado Soldado Adriano José (PV), integrante da Comissão de Segurança Pública, a ida de uma comitiva de parlamentares ao Porto de Paranaguá pode agilizar o processo na busca por soluções para os crimes ocorridos no local. “Acredito que com as estatísticas em mãos e com a visita ao local para ouvir os caminheiros e os trabalhadores do porto, teremos um parâmetro para minimizar ou solucionar o problema de uma vez por todos”, disse.  "Hoje tivemos a primeira reunião da Comissão de Segurança Pública, onde sou membro com outros colegas, policiais parlamentares. Prioridade máxima criarmos iniciativas que possam de imediato reduzir a criminalidade na região do Porto de Paranaguá, proporcionando mais segurança aos caminhoneiros e cidadãos de bem que circulam na região", frisou o deputado Soldado Fruet (PROS), ao fazer uma avaliação da reunião.

Força-tarefa – O deputado Delegado Jacovós (PR), também membro da Comissão de Segurança Pública, acredita que a criação de uma força-tarefa entre policiais e o Judiciário pode coibir as ações de criminosos no local. “Não é só a polícia que vai resolver esse problema. É preciso que o Ministério Público e o Poder Judiciário ajam com rigor em relação aos furtos e roubos que assolam os caminhoneiros”, ressaltou o parlamentar.

Atuação – Para o deputado Coronel Lee esta primeira reunião mostra que a Comissão não irá atuar apenas no âmbito dos trabalhos legislativos, se limitando apenas à análise de projetos de lei relativos ao tema. “Não vamos atuar de maneira forte em todos os temas que dizem respeito à Segurança Pública no estado do Paraná. Nós, deputados membros da Comissão, temos todo o mapeamento do que está acontecendo no estado e queremos não apenas cobrar das autoridades, mas sim propor soluções práticas para as grandes demandas de segurança do Paraná”, garantiu o parlamentar.   

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação