Comissão de Ecologia aprova recomposição da mata ciliar nas represas da Sanepar

20/04/2021 12h18 | por Trajano Budola
Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.

Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.

A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Goura (PDT), aprovou a obrigatoriedade do plantio de árvores nativas no entorno das represas mantidas pela Sanepar.

A aprovação de parecer favorável ao projeto de lei 456/2020, do deputado Luiz Carlos Martins (PP) com o deputado Goura, aconteceu em reunião remota do grupo, na manhã desta terça-feira (20).

O objetivo, de acordo com a justificativa da proposta, é criar condições favoráveis à absorção das águas das chuvas nos reservatórios secos por longos períodos de estiagem: “A chuva não cairia sobre um solo tão seco, com o consequente efeito ‘esponja’. A vegetação funcionaria como uma válvula, controlando a vazão e evitando inundações”.

“A mata ciliar evita deslocamento do solo, chamado de erosão, seu transporte pelos rios e depósito nos reservatórios, ou assoreamento, além de manter a infiltração do solo pela água, que desce pelo lençol freático e aflora novamente”, cita a justificativa do projeto. O texto aponta que sejam usadas mudas fornecidas pelo Instituto Água e Terra, que produz 80 espécies nativas diferentes.

Demais projetos - A Comissão de Ecologia aprovou ainda parecer favorável ao projeto de lei 135/2019, do deputado Ricardo Arruda (PSL), que proíbe no Paraná a utilização de penas e plumas de origem animal para a produção de fantasias e alegorias. A proposta cita as agremiações carnavalescas e sugere que elas usem penas sintéticas industriais em suas alegorias.

Aprovado ainda o projeto 138/2020, do deputado Galo (PODE), que insere no calendário Oficial de Eventos do Paraná a Semana da Reciclagem, a ser comemorada anualmente na semana do dia 21 de setembro.

Participaram da reunião os deputados: Goura, presidente da Comissão; Evandro Araújo (PSC); Gugu Bueno (PL); Delegado Fernando (PSL); e Francisco Buhrer (PSD).

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação