Comissão é favorável a criação da Frente Parlamentar da Erva-Mate O deputado Emerson Bacil destaca a tradição de São Mateus e municípios da região na exploração e processamento da erva-mate, que constituiu importante ciclo econômico.

24/04/2019 16h50 | por Vanderlei Rebelo
Durante a reunião os deputados receberam a visita do ex-governador Orlando Pessuti.

Durante a reunião os deputados receberam a visita do ex-governador Orlando Pessuti.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

Durante a reunião os deputados receberam a visita do ex-governador Orlando Pessuti.

O deputado Emerson Bacil destaca a tradição de São Mateus e municípios da região na exploração e processamento da erva-mate.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

O deputado Emerson Bacil destaca a tradição de São Mateus e municípios da região na exploração e processamento da erva-mate.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou nesta quarta-feira (24) à tarde a constituição da Frente Parlamentar de Incentivo à Erva-Mate, proposta pelo deputado Emerson Bacil (PSL). O parecer favorável ao requerimento 1291/19 foi emitido pelo deputado Artagão Júnior (PSB).

A Comissão também aprovou parecer favorável do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) ao projeto de lei 65/2019, que proíbe definitivamente a exploração de gás de xisto pelo método de fratura hidráulica (fracking) em território paranaense. O projeto é assinado pelos deputados Evandro Araújo (PSC), Cristina Silvestri (PPS), Goura (PDT) e Marcio Pacheco (PDT) e já teve parecer favorável aprovado nas comissões de Constituição e Justiça e de Ecologia e Meio Ambiente (a lei estadual 18.947/2016 proíbe o fracking na exploração do xisto, no Paraná, pelo prazo de dez anos; a nova proposta abole este método em caráter permanente).

Também foi aprovado o parecer do deputado Soldado Adriano (PV) favorável ao projeto 66/2019, que inclui no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná o Dia do Produtor de Erva-Mate, que será celebrado em 2 de fevereiro. Projeto de autoria do deputado Hussein Bakri (PSD).

Desenvolvimento – Durante a reunião os deputados receberam a visita do ex-governador Orlando Pessuti, que se congratulou com os membros da Comissão de Agricultura pela criação da Frente Parlamentar de Incentivo à Erva-Mate. Como ex-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo-Sul, Pessuti lembrou que o BRDE desenvolveu em sua gestão uma ativa política de apoio ao setor, através de operações de crédito que facilitaram ações de ampliação, expansão e modernização das plantas industriais da erva-mate.

Ao defender a formação da Frente, o deputado Bacil lembra a tradição de São Mateus e municípios da região na exploração e processamento da erva-mate, que constituiu importante ciclo econômico no desenvolvimento do estado do Paraná. Bacil enfatiza que a erva-mate é uma importante fonte de geração de emprego e que o apoio da Frente Parlamentar estimulará a consolidação do setor como polo econômico de grande dinamismo.

A reunião da Comissão de Agricultura foi presidida pelo deputado Anibelli Neto (MDB) e teve a presença dos deputados Artagão Júnior, Luiz Fernando Guerra, Soldado Adriano e Professor Lemos (PT).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação