Comissão que verifica vacinação discute agenda para Litoral e Região Metropolitana de Curitiba

24/05/2021 16h28 | por Trajano Budola

Deputados se reúnem para programar as novas diligências da Comissão Especial que apura irregularidades na vacinação contra a Covid-19.Créditos: Reprodução Zoom.

A Comissão Especial para Examinar o Cumprimento da Ordem de Vacinação contra a Covid-19 se reuniu na tarde desta segunda-feira (24) para apresentar os planos de sequência dos trabalhos do grupo da Assembleia Legislativa do Paraná que apura irregularidades no processo de imunização contra a Covid-19 no estado.

O presidente da Comissão, deputado Delegado Francischini (PSL) apresentou a intenção de que as próximas reuniões oficiais ocorram em municípios da Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. De acordo com ele, as visitas geram tranquilidade aos gestores municipais que estão fiscalizando as ações de saúde. As boas ações, no entanto, não seriam regra, segundo Francischini. “Algumas pessoas estão usando brechas do Plano Nacional de Imunização”, frisou. “Os prefeitos estão concordando que é algo para regularizar as situações, esclarecer. Informamos aos prefeitos que queremos apurar o que possa ter ocorrido de má fé para sanar estes erros”, afirmou. Da mesma forma, Francischini informou aos colegas parlamentares que todas as irregularidades levantadas serão apuradas.

“Onde não há denúncia, vamos visitar os prefeitos, respaldar as administrações e conversar com a imprensa local”, explicou Francischini. Segundo ele, a Comissão especial já recebeu várias denúncias de que em Paranaguá estão acontecendo casos de fura-filas e aplicação de vacinas em pessoas que usam CPF de pessoas mortas. O deputado Michele Caputo (PSDB) afirmou que a mesma situação pode estar ocorrendo em Pontal do Paraná.

O deputado Nelson Justus (DEM) e o deputado Delegado Jacovós (PL) também participaram da reunião. O deputado Francischini falou ainda sobre os resultados já obtidos em Apucarana, município onde o grupo ouviu uma mulher que se passava por enfermeira e é apontada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) como parte de um esquema de desvio de vacinas, e também em Umuarama, cidade que o grupo se reuniu na sexta-feira (21) e que também ocorreram casos de uso de CPF de pessoas falecidas.