Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta quarta-feira (10) Deputados alternaram críticas e aplausos aos manifestantes que vieram acompanhar o depoimento do ex-presidente Lula à Justiça Federal.

10/05/2017 11h20 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Cascavel – O deputado Adelino Ribeiro (PSL), primeiro orador a usar a tribuna na manhã desta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Paraná, destacou as obras recentemente realizadas e em realização pela Prefeitura de Cascavel. Falou, especialmente, sobre a concretização de um projeto que vai garantir a implantação de uma nova área de lazer no município, beneficiando toda a população. “Esse novo parque vai agora se tornar uma realidade, vai transformar a região Norte da cidade. É a concretização de um sonho”, frisou. “Parabéns ao prefeito Paranhos”, disse.

Manifestação – O deputado Rasca Rodrigues (PV) usou a tribuna para defender o direito das pessoas que vieram à Curitiba acompanhar o depoimento do ex-presidente Lula à Justiça Federal de se manifestar. Ele lembrou o período em que foi integrante do movimento estudantil e que as manifestações políticas públicas sempre são realizadas pela minoria: “nunca foi a maioria pela minoria”. Os manifestantes estão em Curitiba em apoio a um Governo que passou e que trouxe as pessoas de baixa renda para o “ato de consumir, e consumir de quem? Daqueles que hoje chamam os manifestantes de vagabundos”. Para Rasca, essas pessoas estão se manifestando em apoio a um governo que destinou recursos à agricultura familiar e que não é admissível que sejam chamados e ‘vagabundos’.

Manifestação II – O deputado Stephanes Junior (PSB) voltou a criticar as manifestações que acontecem nesta quarta-feira (10) em Curitiba, em apoio ao ex-presidente Lula. Disse que esses manifestantes integram movimentos financiados por recursos que deveriam ser usados em outros projetos. Afirmou ainda que Lula e os demais integrantes de seu Governo estabeleceram no país um esquema de roubo dos recursos públicos.   E lamentou, novamente, que essas pessoas que fazem manifestações na Capital estejam dispostas a "afrontar o Judiciário e defender o ex-presidente".

Manifestação III – O líder da Oposição na Alep, deputado Tadeu Veneri (PT), relatou que esteve presente no local onde as pessoas que vieram a Curitiba para acompanhar o depoimento do ex-presidente Lula estão concentradas, e se encontrou com diversos senadores e deputados. Enalteceu a manifestação ocorrida na noite de terça-feira (9), que segundo ele foi uma “grande homenagem não só a essa cidade, mas a todos aqueles que são democratas. Uma manifestação feita sem que houvesse nenhum incidente, em frente à Catedral Metropolitana”, e que após a vigília seguiram para a Praça Santos Andrade, onde continuaram reunidos com uma “aula de direito dada por diversos juristas do Brasil inteiro”.