Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta segunda-feira (10) Entre os temas abordados durante os pronunciamentos na sessão, destaque para os cem primeiros dias de gestão dos novos prefeitos municipais.

10/04/2017 16h42 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da Tribuna Créditos: Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Educação – A deputada Cantora Mara Lima (PSDB) usou a tribuna para manifestar sua satisfação com a decisão do Governo Federal que está retirando dos currículos escolares às questões referentes à “identidade de gênero” e “orientação sexual”. Segundo ela, “esses temas são de responsabilidade da família, por serem bem complexos”, e podem, muitas vezes, gerar mais confusão do que esclarecimentos. A parlamentar, que é integrante da bancada evangélica da Assembleia, lembrou que vem lutando, desde seu primeiro mandato (2011), para não incluírem tais questões nos currículos.

Balanço – O deputado Tadeu Veneri (PT) criticou o balanço feito pelo prefeito de Curitiba em relação aos cem primeiros dias de gestão. Segundo ele, o prefeito apresentou um quadro que não existe, e que usar as supostas “dívidas encontradas” não justifica. Também criticou o plano de ajuste fiscal, proposto pela administração municipal, que aumenta a alíquota do ITBI e transfere a cobrança da taxa de coleta de lixo para a fatura da Sanepar, e não mais vinculada ao IPTU, o que para o deputado seria inconstitucional.

Segurança – O deputado Adelino Ribeiro (PSL) falou da sua satisfação com a inauguração da nova Unidade do Paraná Seguro (UPS) no município de Cascavel, o que, segundo ele, vai contribuir para redução da violência. O parlamentar destacou que a nova UPS só foi instalada depois de “muita luta” e o apoio de empresários e lideranças, sensibilizados com os resultados positivos da primeira unidade. Ele agradeceu ao Governo pela implantação da UPS, que terá equipes policiais, viaturas e equipamentos para desempenhar atividades preventivas de segurança pública, reforçando a presença do Estado na região, além de promover atividades comunitárias de integração entre a PM e os cidadãos.

Cem dias – A gestão dos atuais prefeitos, que completa os primeiros cem dias nesta segunda-feira (10), também foi tema do pronunciamento do deputado Schiavinato (PP). Disse que é importante que os atuais prefeitos não se esqueçam de que foram eleitos pela comunidade, baseados em um plano de governo que, agora, precisa ser colocado em prática. Também frisou que os atuais ocupantes dos Executivos municipais não podem se valer de desculpas por eventuais dívidas e desconhecimento dos resultados da gestão anterior. Parabenizou o atual prefeito de Toledo que, nesses cem dias, conseguiu viabilizar a reabertura de uma unidade de saúde, chamada pela população de "mini hospital", que estava fechado havia dois anos.

Obras públicas – O deputado Hussein Bakri (PSD) destacou a importância para todos os paranaenses das obras que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado, recordando que só estão sendo possíveis porque foi feito um programa de ajuste fiscal ainda no início desta gestão. Citou como exemplos os investimentos que estão ocorrendo nas áreas de habitação e na melhoria de estradas.