Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta terça-feira (2) Diversos parlamentares se revezaram na tribuna, muitos deles dando boas-vindas ao deputado Rubens Recalcatti (PSD), que assumiu mandato na Alep.

02/05/2017 17h49 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna


Segurança – Presidente da Comissão de Segurança Pública, o deputado Mauro Moraes (PSDB), primeiro orador a usar a tribuna nesta terça-feira (2), fez um pronunciamento em defesa do cumprimento de um decreto do Executivo de nomeação dos novos Polícias Militares (PMs), aprovados em concurso público. Ele destacou a importância dessas contratações para a segurança pública do Paraná: “Para tanto, conto com a presença dos suplentes (que acompanham a sessão) para pressionarmos a Secretaria da Fazenda do Estado a retirar os empecilhos ao decreto e, sobretudo, que se cumpra uma determinação do governador Beto Richa. Hoje ainda teremos uma reunião com os secretários de Segurança Pública e da Casa Civil para encaminhar esse pleito”, anunciou.

Homenagem – A entrega do título de Cidadão Honorário da cidade de Toledo ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, ocorrida na última sexta-feira (28), foi o assunto do pronunciamento do deputado Schiavinato (PP). O deputado destacou os anos vividos por Fachin no município, pois morou na cidade até o ano de 1974, e disse ser uma honra para a sociedade de Toledo ter o ministro como o mais novo Cidadão Honorário da cidade.  

Disque-Denúncia – O deputado Adelino Ribeiro (PSL) manifestou sua preocupação com a possibilidade da descontinuidade do trabalho executado pelos funcionários que atuam no serviço Disque-Denúncia 181, mantido pelo Governo, na região de Cascavel. Ele disse que a maioria dos trabalhadores são deficientes físicos, têm larga experiência na área e executam um trabalho fundamental no combate à criminalidade. No entanto, diante de uma questão relacionada ao contrato de trabalho desses funcionários, o serviço correria o risco de ser paralisado. “Mas o secretário de Segurança Pública do Estado está empenhado em encontrar uma solução”, informou.

Disque-Denúncia II – O deputado Professor Lemos (PT) também criticou a possível transferência do atendimento 181 para Curitiba. Para ele, a eventual centralização do atendimento na Capital será ineficiente, pois o crime é regionalizado e por isso é preciso manter o atendimento nas regiões do estado. Disse que o atendimento regionalizado funcionava bem, não entendendo o motivo da sua centralização em Curitiba. Também falou da necessidade do Governo do Estado aumentar o efetivo das Polícias e da greve geral que aconteceu no país na ultima sexta-feira (28).  

Disque-Denúncia III – O deputado Marcio Pacheco (PPL) também falou sobre a possibilidade de centralização do atendimento do 181 em Curitiba. Ele disse que muitas vezes, no calor e no nervosismo da denúncia, as pessoas não conseguem passar o endereço correto da ocorrência, passando apenas referências do local do crime. Nesses casos, segundo o  deputado, quem estiver na Capital não vai conseguir se localizar. Pacheco lembrou que num passado recente tentaram fazer essa centralização usando de argumentos que não se justificam, e lamentou que existam pessoas dentro da Polícia Militar que defendem essa mudança, o que considerou um grande equívoco.  

Boas-vindas – O deputado Cobra Repórter (PSD), que fez um pronunciamento em nome da bancada do partido, deu as boas-vindas ao novo deputado Rubens Recalcatti (PSD), parabenizando-o pelo cargo que passa a ocupar. Ele fez um breve relato do currículo do novo parlamentar, enfatizando a trajetória profissional construída por Recalcatti no setor de segurança pública. O deputado Pedro Lupion (DEM), que naquele momento ocupava a presidência da sessão, afirmou que todos se somavam a essa manifestação, desejando sucesso ao novo colega.

Policiais – O deputado Elio Rusch (DEM) fez questão de usar a tribuna para fazer um reconhecimento público aos policiais – Civis, Militares, Rodoviários e Federais – que atuaram na investigação e esclarecimento do assalto ocorrido, recentemente, no Paraguai, na região de fronteira com o Paraná. Enalteceu o trabalho integrado executado por todos esses policiais, lembrando que agiram imediatamente, atuando de forma incansável para esclarecer a ocorrência, numa ação que culminou com a prisão da quadrilha, e garantiu a segurança da região e de todo o Paraná. Ele também cumprimentou, em nome de seu partido, o deputado Rubens Recalcatti, desejando-lhe sucesso e êxito em seus pleitos.

Massacres – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), falou da preocupação com o massacre ocorrido, há cerca de 20 dias, no Mato Grosso, quando dez pessoas perderam a vida em um assentamento rural, supostamente a mando de fazendeiros , e com o outro ataque, que aconteceu no último final de semana, envolvendo uma aldeia indígena no Maranhão, quando "uma dezena de índios foram feridos" e, segundo relatos, alguns tiveram "as mãos decepadas". Lamentou o silêncio do Ministério da Justiça e cobrou um pronunciamento do ministro Osmar Serraglio a respeito.

Internet – O deputado Evandro Araújo (PSC) resumiu os debates que aconteceram na audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (2), na Assembleia, quando foi discutida a atuação dos provedores regionais de internet. “Esse setor enfrenta vários entraves administrativos e burocráticos, que podem ser facilmente solucionados, ampliando a inclusão digital dos paranaenses”, frisou. Destacou ainda que, atualmente, as cerca de 500 empresas regionais que atuam no Paraná atendem em torno de 700 mil usuários.

Servidores – Usando novamente a tribuna, agora no horário da Liderança da Oposição, o deputado Tadeu Veneri (PT) disse que a redação da PEC nº 1/2017, na forma como está, pode abrir um leque de opções para a cessão de servidores do Estado, e não apenas resolver a situação de nove mil professores da educação que estão cedidos para as APAEs do estado. Segundo ele, se aprovada essa PEC, poderão surgir projetos de lei solicitando a cessão de servidores para as Santas Casas, associações de moradores, federações de indústria e comércio e outras entidades sem fins lucrativos. Fez um apelo para que a Liderança do Governo adiasse a votação da PEC para discutir melhor o assunto, esclarecendo os sindicatos dos servidores e não aprovando um "cheque em branco".

Servidores II – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), garantiu que a PEC nº 1/2017, de sua autoria (que estava na pauta da sessão desta terça-feira), foi elaborada para possibilitar que o Estado possa ceder funcionários para as APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais). Explicou que a proposta de Emenda à Constituição propõe a alteração do artigo 43 da Constituição do Estado. “Sem essa mudança não será possível ceder professores e funcionários para as APAEs”, frisou. Ele apoiou ainda a manifestação do deputado Mauro Moraes, afirmando que a contratação dos novos PMs é uma questão que precisa ser resolvida.

 

[podcast id= /]



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação