Das lavouras ao parlamento, Tercilio Turini conta sua trajetória no Café com Política Neto de imigrantes italianos, o parlamentar explica como foi a jornada da zona rural londrinense aos bancos universitários e à vida política.

17/06/2019 14h25 | por Trajano Budola

Neto de imigrantes italianos, o deputado Tercílio Turini (PPS) explica como foi a jornada da zona rural londrinense aos bancos universitários e à vida política.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Na terça-feira (18), logo após a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o paulista de família italiana, deputado Tercílio Turini (PPS), conta em entrevista ao Café com Política, atração da TV Assembleia, sua trajetória das lavouras de café em Londrina até a chegada ao parlamento estadual. O pai, agricultor filho de imigrantes europeus que chegaram ao Brasil em 1888, atendeu ao chamado do irmão para trabalhar na produção dos grãos, que, instigado pela oportunidade no Norte paranaense, chamado à época de Novo Eldorado, mudou-se com a família toda.

Foi em Londrina que Tercílio Turini tomou gosto pelos livros, ainda estudando em uma escola da zona rural do distrito londrinense de Espírito Santo. A partir da quarta série e estimulado pela professora seguiu firme no objetivo de se tornar médico. “Eu tinha um grande sonho de cursar uma universidade e, principalmente, fazer medicina”, fala. O deputado que exerce seu terceiro mandado, explica as dificuldades que teve para manter os estudos junto com o trabalho de professor em cursinhos.

O parlamentar fala do despertar político em atividades do centro acadêmico ainda na época da ditadura. “Era um período em que não se tinha pleito nem para prefeito da capital”, diz. De sua primeira eleição a vereador por Londrina, em 1992, seguido por mais três mandatos, Tercílio detalha o período em que assumiu a cadeira de deputado estadual, em 2013 no lugar do ex-deputado Cesar Silvestri Filho que deixou a função por ter sido eleito prefeito de Guarapuava, época em que atendia no Hospital Universitário de Londrina, de onde foi diretor.

“É importante este tipo de bate papo, porque as pessoas que nos acompanham conhecem apenas nosso posicionamento político. Nesta entrevista é possível saber como os deputados são como pessoas, em nossas famílias e atividades profissionais. Eu sou médico, atuei a vida toda em hospitais. É interessante que as pessoas saibam que este trabalho tem reflexos na área da saúde”, falou Turini sobre a entrevista no Café com Política.

O programa - O Café com Política é um bate papo informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e com ênfase nas experiências que os levaram ao parlamento. Cotidiano, rotina de eventos, as viagens para atender as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal.

Ao vivo – Ainda dentro da programação da TV Assembleia o telespectador pode assistir o Política Total; o Economia em Debate; o Espaço da Cidadania; o Cursos e Concursos; o Boletim Assembleia; e a Coletiva do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Além disso, diariamente, são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e cerimônias solenes. Minutos antes das sessões plenárias, são realizados links ao vivo das entrevistas dos repórteres com os deputados, participantes e homenageados.

Toda a programação da TV Assembleia pode ser também acompanhada pelo YouTube em um link direto acessado no site Assembleia Legislativa. O endereço é www.assembleia.pr.leg.br. Lá estão as listas com todos os programas que já foram ao ar e o que foi transmitido ao vivo para consulta da população, inclusive o Parlamentês, um guia para se entender a linguagem usada no Legislativo. As inserções, que também fazem parte da grade da TV Assembleia, explicam de forma simples as expressões e termos usados corriqueiramente pelos deputados.