De vendedor de bilhetes de loteria a parlamentar, o "Fala Deputado" revela reviravoltas na vida de Adelino Ribeiro O programa da Rádio Assembleia desta semana mostra a trajetória de Adelino Ribeiro, que ainda conserva velhos hábitos dos tempos de vendedor.

24/02/2016 14h02 | por Cláudia Ribeiro
Deputado Adelino Ribeiro (PSL)

Deputado Adelino Ribeiro (PSL)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Adelino Ribeiro (PSL)

No interior do estado, lá pelos idos de 1980, era comum ver aqueles vendedores que batiam de porta em porta para tentar convencer a dona de casa ou o pai de família a comprar o que eles estavam oferecendo. Pois o entrevistado desta semana do “Fala Deputado”, Adelino Ribeiro, era um deles. O produto da venda: bilhetes de loteria.  “Foi vendendo bilhetes que sobrevivi por mais de vinte anos e também foi uma época em que conheci muita gente”, lembrou durante a entrevista.

E mal sabia ele que esta “profissão” seria o início de tudo. As visitas de casa em casa, esse “corpo a corpo” com a clientela lhe renderiam não apenas fregueses, mas futuros eleitores.  E, acredite, ainda hoje ele faz visitas às famílias sempre que pode. “Eu tiro dias específicos para ir até a casa das pessoas para visitá-las. Não apenas em períodos de campanha, mas principalmente depois da eleição”, revela.

Adelino nasceu em Goioerê, no Centro-Oeste do Paraná, mas viveu a maior parte da vida em Cascavel. Foi lá que ele se tornou líder comunitário, vereador e, por onde mais tarde, teve expressiva votação para deputado estadual.

A trajetória desse homem de origem humilde e temente a Deus, filho de um serralheiro e de uma dona de casa, pode ser resumida em uma palavra: perseverança. “Pra mim nada foi fácil de conseguir, mas eu nunca perdi a fé, nem a vontade de avançar”, diz.

A primeira filiação partidária de Adelino, que hoje está no PSL, também foi curiosa. Ele entraria para o quadro de candidatos a vereador pelo PMDB, porém, dias depois, quando foi confirmar a filiação, estava no PV. “Nada acontece por acaso, porque o número de votos que obtive naquela primeira eleição não seria suficiente para me eleger vereador pelo PMDB, em função da legenda. E acabei conseguindo através do PV”, relembra.

Quer conhecer mais histórias de vida de Adelino Ribeiro? Então fique ligado. É a partir desta quinta-feira (25), em uma rádio aí da sua região ou aqui mesmo no site da Assembleia.

Acompanhe também no facebook da Rádio Assembleia:https://www.facebook.com/radioalep/?fref=ts

Ouça o Podcast relacionado