Defesa da educação marca homenagem aos 110 anos da UTFPR Deputado Alexandre Amaro (Republicanos), proponente da sessão solene, ressaltou que tudo o que envolve educação no Brasil é sempre uma árdua tarefa.

26/09/2019 21h44 | por Thiago Alonso
Sessão solene em homenagem aos 110 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Sessão solene em homenagem aos 110 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Sessão solene em homenagem aos 110 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

A defesa da educação e a importância do conhecimento e da ciência foram os destaques na sessão solene que homenageou os 110 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), celebrados no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na noite desta quinta-feira (26). “Vivemos um momento da educação que não é simples. O Brasil tem hoje mais de 10 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Mas prefiro enxergar por outro ângulo, o da possibilidade da transformação pela educação”, disse o reitor da instituição, Luiz Alberto Pilatti, destacando a importância da homenagem para a UTFPR.

O propositor da sessão, deputado Alexandre Amaro (Republicanos), concordou. “Tudo o que envolve educação no Brasil é sempre uma árdua tarefa. Por isso, temos de reconhecer o trabalho da Universidade Tecnológica do Paraná. Depois de 110 anos, continua formando cidadãos e profissionais da mais alta qualidade. São anos formando alunos e transformando vidas”, disse Amaro.

O deputado federal Aroldo Martins (PRB) se somou ao discurso. “Não podemos deixar de falar das dificuldades que estamos passando. Não faço críticas a governos. A reponsabilidade é de todos nós. As coisas precisam mudar na educação de nosso país”, lembrou. “Ciência e educação são determinantes para a construção do nosso futuro”, comentou o chefe de relações internacionais da Superintendência-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do governo estadual, Luis Paulo Gomes Mascarenhas. “Hoje as universidades produzem 95% do conhecimento do Brasil”, completou o reitor Pilatti.

A solenidade na Assembleia Legislativa reuniu professores, ex-reitores, diretores, membros dos conselhos e alunos. Personalidades de destaque na história da Universidade receberam uma menção honrosa do Legislativo. A UTFPR também foi agraciada pelos Correios com o lançamento de um selo personalizado alusivo aos 110 anos da instituição. A peça filatélica foi inspirada em uma borboleta, simbolizando todas as transformações pelas quais a universidade já passou.

História – A UTFPR foi fundada em 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes e alçada a universidade em 2005. É uma entidade pública, mantida pelo Governo Federal, com sede no antigo campus do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), em Curitiba. Além de formação técnica integrada, ela oferece cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) e ainda mestrados e doutorados em diversas áreas de conhecimento.

São 13 campi, funcionando em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Medianeira, Pato Branco, Toledo e Santa Helena. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação