Deputada Luciana intermedia audiência de famílias atingidas com Governo do Estado

06/02/2023 15h50 | por Assessoria parlamentar
Deputada Luciana intermedia audiência de famílias atingidas com Governo do Estado

Deputada Luciana intermedia audiência de famílias atingidas com Governo do EstadoCréditos: Thea Tavares

Deputada Luciana intermedia audiência de famílias atingidas com Governo do Estado

Com a instalação e operação da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu, famílias de agricultores de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Realeza, Nova Prata do Iguaçu e Planalto ainda brigam pela garantia de direitos essenciais, como indenização das áreas atingidas, regularização fundiária, melhoria das estradas, acesso a linhas de crédito, dificultada pelas enchentes e alagamentos constantes na região, que impedem a cobertura de seguro às propriedades, acesso à saúde, entre outras condicionantes para que a usina entrasse em funcionamento.

A usina encontra-se em atividade e as famílias reclamam das condições de sobrevivência e de viabilidade na atividade agrícola nessas áreas também atingidas pela implantação da hidrelétrica no Baixo Iguaçu. Algumas famílias não conseguiram, inclusive, o reconhecimento do Instituto Água e Terra (IAT) e do consórcio que gerencia a usina de que se enquadram nos critérios previstos no termo de acordo para serem consideradas atingidas pela barragem local.

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) intermediou, nesta segunda-feira (06), uma audiência das entidades e lideranças que representam as famílias atingidas com o diretor-geral da Casa Civil do Governo do Estado, Luciano Borges. Também participaram do encontro lideranças políticas, vereadores, gestores municipais, representante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), dirigentes das entidades ligadas à agricultura familiar e assessores do deputado estadual Artagão Júnior (PSD) e da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).

O diretor-geral da Casa Civil ficou de encaminhar a pauta de reivindicação das famílias do Baixo Iguaçu sobre o plano de desenvolvimento da região para o departamento de políticas públicas, a fim de analisar as pendências e dar um retorno sobre essa avaliação nas próximas semanas. Também ficou de encaminhar ao órgão ambiental as demandas específicas dos casos negados anteriormente.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação