Deputada Márcia Huçulak (PSD) destaca importância da política e da capacitação em congresso de enfermagem

16/03/2023 16h42 | por Assessoria Parlamentar

“A pandemia de covid-19 deixou clara a necessidade de adaptação e de que é necessário sair da zona de conforto para podermos evoluir”, disse a parlamentar.Créditos: Gabinete Márcia Huçulak.

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) participou nesta quinta-feira (16) do 1º Congresso de Especialidades e Empreendedorismo da Enfermagem, realizado pelo Coren-PR (o Conselho Regional de Enfermagem).

Márcia fez palestra sobre perspectivas e influência da política para o setor. “Sem a política não se vai a lugar nenhum”, disse ela a um auditório lotado, com cerca de 250 pessoas, na unidade do Sebrae do Prado Velho, em Curitiba.

Remetendo às origens gregas do termo política (que se relaciona à vida coletiva e à busca pelo bem-estar coletivo e individual), ela lembrou que solucionar conflitos e atuar nas estruturas de poder são ações fundamentais para o desenvolvimento e representação de todas as áreas.

No caso da Enfermagem, a desenvoltura política vem ganhando mais espaço na medida em que a profissão registra avanços – como são exemplos a enfermagem forense, a área de auditorias e regulação e novos serviços como a telessaúde, em que os profissionais da área encampam novas funções.

“O campo é vastíssimo e exige cada vez mais desenvolver novas habilidades”, disse a ex-secretária de Saúde de Curitiba.

Capacitação

De acordo com a presidente do Coren-PR, Rita Franz, o foco do congresso é justamente oferecer mais ferramentas aos profissionais e estimular o empreendedorismo em suas diversas formas.

“Procuramos abrir portas aos profissionais para novas áreas”, disse Franz. “A Márcia, como enfermeira, é uma líder e um exemplo para nós”.

O Paraná tem cerca de 125 mil profissionais de enfermagem, segundo a presidente do Coren.

Trilha

Com mais de 36 anos de experiência no setor público, Márcia também destacou a importância do aprimoramento contínuo e da necessidade de adaptação dos profissionais.

“A pandemia de covid-19 deixou clara a necessidade de adaptação e de que é necessário sair da zona de conforto para podermos evoluir”, exemplificou ela, notando que a crise sanitária envolveu uma série de situações desconhecidas que necessitavam de novas abordagens para ser enfrentada com eficiência.

“Precisamos ocupar os espaços pelo uso do conhecimento”, afirmou Márcia, que se formou na PUC-PR e fez mestrado na Universidade de Londres. “É necessário desenvolver habilidades como liderança, resiliência, visão estratégica e multidisciplinaridade.”

Márcia Huçulak foi a primeira enfermeira a ocupar o cargo de secretária municipal de Saúde de Curitiba, pelo qual liderou todo o combate à covid-19, até meados de 2022, quando pediu exoneração para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Motivação

“A palestra dela foi extremamente motivadora”, disse a enfermeira Dhessica Rodrigues, uma das 700 inscritas no Congresso de Curitiba.