Deputada Márcia Huçulak (PSD) é homenageada no Dia da Gratidão pelo trabalho contra covid-19

14/03/2023 12h57 | por Assessoria Parlamentar
A data foi instituída pela Câmara Municipal de Curitiba em 2022.

A data foi instituída pela Câmara Municipal de Curitiba em 2022.Créditos: José Fernando Ogura/SMCS

A data foi instituída pela Câmara Municipal de Curitiba em 2022.

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) foi homenageada nesta segunda-feira (13) em decorrência do Dia da Gratidão e do Reconhecimento, celebrado em 11 de março.

A data foi instituída pela Câmara Municipal de Curitiba em 2022, por iniciativa do vereador Tico Kuzma, como forma de reconhecer profissionais de diferentes áreas que atuaram no combate à covid-19 – em 11 de março de 2020 Curitiba registrou os primeiros casos da doença.

Ao selecionar a ex-secretária de Saúde de Curitiba, os proponentes a consideraram a “liderança mais importante durante a pandemia de covid no setor de saúde” e destacaram a articulação feita por Márcia entre os setores público e privado. Márcia foi indicada pelo vereador Hernani.

Além de Márcia, foram homenageados outros 33 profissionais, propostos pelos vereadores Tico Kuzma, Bruno Pessuti, Marcelo Fachinello, Beto Moraes, Oscalino do Povo, Serginho do Posto, Osias Moraes, Mauro Bobato, além de Hernani da Silva.

“A condução da pandemia foi muito difícil para todos, mas tive muito apoio do prefeito Rafael Greca e de todo secretariado do município”, disse Márcia, que enalteceu o trabalho de sua sucessora na secretaria, Beatriz Battistella Nadas, e todo quadro da Secretaria Municipal de Saúde.

“Não seria possível sem a união dos quase dez mil servidores da Saúde. Minha gratidão a todos os servidores e a todos os hospitais, públicos e privados”.

Entre os homenageados estão profissionais que atuaram diretamente na secretaria municipal de Saúde contra a covid, como o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, o médico Alcides Souto de Oliveira, e a médica infectologista Marion Burguer, que atuou na coordenação dos agravos agudos do mesmo centro.

Márcia lembrou que o trabalho realizado resultou numa das menores taxas de letalidade por covid-19 do Brasil.

“Em Curitiba ninguém faleceu de covid por falta de atendimento”, disse a deputada. “Nosso objetivo era claro: salvar vidas”.

De acordo com Márcia, a sistema de Saúde da capital é bem preparado para enfrentar quaisquer dificuldades que apareçam graças ao trabalho zeloso e técnico que é feito diariamente. “Parabéns a todos pela resiliência e coragem”, afirmou.