Deputada Maria Victoria (PP) solicita a inclusão da areia descartada de fundição em todos os editais de obras públicas do Paraná A parlamentar enviou um requerimento aos secretários estaduais de Infraestrutura e Logística e da Administração para que cumpram as disposições previstas na Lei Estadual 21.023/2022, de sua autoria.

31/03/2023 14h01 | por Assessoria Parlamentar
“Todo mundo sai ganhando. Já está na hora de adotarmos essa técnica. Por isso o apelo ao Governo do estado para que inclua em todos os editais”, afirma a parlamentar.

“Todo mundo sai ganhando. Já está na hora de adotarmos essa técnica. Por isso o apelo ao Governo do estado para que inclua em todos os editais”, afirma a parlamentar.Créditos: Orlando Kissner/Alep

“Todo mundo sai ganhando. Já está na hora de adotarmos essa técnica. Por isso o apelo ao Governo do estado para que inclua em todos os editais”, afirma a parlamentar.

A deputada estadual Maria Victoria (PP) se mobilizou para tirar do papel a Lei Estadual 21.023/2022, de sua autoria, que estabelece a utilização de areia descartada de fundição (ADF) na pavimentação, na produção de concreto e argamassa para artefatos de concreto, de telhas e peças de cerâmica, assentamento de tubulações em obras de pavimentação e na cobertura diária de aterros sanitários, entre outras obras e equipamentos.

A parlamentar apresentou requerimento, nesta quarta-feira (29), aos secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, e da Administração, Elisandro Frigo, para que todos os editais de obras públicas no Paraná, nos casos especificados na Lei, prevejam a utilização da areia descartada de fundição.

“O governador Ratinho Júnior sancionou esta lei em maio do ano passado”, lembrou a deputada. “A utilização da areia descartada de fundição possibilita a economia de até 40% na implantação de tubulações de água e esgoto e de até 70% em algumas etapas da pavimentação, por exemplo”.

Economia

Além de proporcionar a economia de recursos naturais e financeiros do Estado, e de ser ecologicamente correta, a iniciativa ajuda a baratear a cadeia de produção das próprias indústrias de fundição, que são bastante afetadas pelo custo do frete e pelas altas taxas para o descarte nos aterros sanitários.

Na outra ponta, a ADF é um insumo valioso para a indústria da construção civil. “Todo mundo sai ganhando. Já está na hora de adotarmos essa técnica. Por isso o apelo ao Governo do estado para que inclua em todos os editais”, concluiu.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação