Deputadas comandam sessão em homenagem às mulheres Parlamentares assumem Mesa Diretora provisória e destacam as lutas, direitos e papel feminino na sociedade.

08/03/2022 17h16 | por Ana Luzia Mikos / Eduardo Santana
Deputadas assumem Mesa Diretora durante sessão especial do Dia da Mulher e destacam as lutas, direitos e papel feminino na sociedade.

Deputadas assumem Mesa Diretora durante sessão especial do Dia da Mulher e destacam as lutas, direitos e papel feminino na sociedade.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputadas assumem Mesa Diretora durante sessão especial do Dia da Mulher e destacam as lutas, direitos e papel feminino na sociedade.

Homenagens, reconhecimento e reflexão marcaram o Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná. Da troca simbólica da Mesa Diretora para uma formação só com deputadas, passando por discursos importantes até a entrega de menção honrosa a personalidades femininas, a data serviu para exaltar o papel e os desafios a serem superados por elas em vários campos de atuação na sociedade.

Por uma iniciativa do presidente Ademar Traiano (PSDB),do primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB), e do segundo secretário Gilson de Souza (PSC), o comando da sessão nesta terça-feira (8) foi entregue às deputadas. Maria Victoria (PP) assumiu a presidência, a deputada Cristina Silvestre (CDN) ficou como primeira secretária e Mabel Canto (PSC) como segunda secretária.

“Um orgulho muito grande estar aqui neste dia e quero parabenizar todas as mulheres e reconhecer o papel fundamental de todas na sociedade”, discursou Maria Victória ao abrir os trabalhos.

Já a deputada Cantora Mara Lima usou o Grande Expediente para homenagear mulheres que se destacaram especialmente neste período de pandemia.

“São mulheres extraordinárias que têm feito a diferença no Paraná. Muitas ninguém conhece, mas realizam um trabalho maravilhoso, com papel de destaque em vários setores, mudando o mundo e fazendo história”, afirmou.

Uma das homenageadas foi a enfermeira Lúcia de Jesus, que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, em São José dos Pinhais e é autora dos livros “O papel da Mulher na Pós Modernidade” e “A Vida é Um Constante Recomeço”.

“Gratidão eterna pelo privilégio de receber essa homenagem. Um reconhecimento a todo esse exército de profissionais que encararam o desafio neste momento tão difícil de pandemia. Colocamos nossas vidas em risco por amor à enfermagem e pela missão de salvar vidas. Vimos muitas partidas, mas cada recuperação, cada pessoa que saía da UTI era uma vitória”, agradeceu a enfermeira.

Não menos difícil foi o papel da capelã do Hospital do Rocio, Erika Checan, também homenageada e que ajudou a dar apoio espiritual a pacientes com covid.

“Muitas vezes fomos o único elo dos doentes incomunicáveis com as suas famílias, podendo levar uma palavra, um áudio, ficar a lado deles muitas vezes até o ultimo suspiro”, contou. Entre os pacientes que ela atendeu estava o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, que faleceu em 2021 por complicações do coronavírus. Ela também atua no atendimento a crianças órfãs por causa da covid.

A outra homenageada foi para a desembargadora Ana Lúcia Lourenço, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná, que há 10 anos realiza e apoia campanhas institucionais, promovendo a igualdade de gênero e pacificação social, bem como a ampliação e o aprimoramento do atendimento institucional aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Através das homenageadas quero cumprimentar todas que lutam pela igualdade, representatividade, respeito e direitos humanos. Para estarmos aqui muitas nos antecederam. Apesar dos avanços, temos muita luta pela frente”, destacou a deputada Cristina Silvestri, presidente da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa.

A deputada Mabel Canto definiu a data como um dia de luta contra a violência. “Apesar de sermos poucas estamos unidas no parlamento nessa temática de lutar pelo direito das mulheres. Nós adoramos flores, mas o maior presente é o respeito”, disse.

A deputada Luciana Rafagnin (PT) participou de forma remota e lembrou o papel das mulheres que abriram espaço no campo econômico, social e político. Ela ainda defendeu que a mulher deveria ter mais representatividade para lutar por mais direitos.

Exposição

A deputada Cristina Silvestri escolheu o Dia Internacional da Mulher para trazer à Assembleia a campanha “Outubre-se de janeiro a janeiro”, comandada pelo projeto social Anjos Sem Asas.

Com uma exposição fotográfica itinerante de mulheres em tratamento contra o câncer, a ideia é promover a conscientização sobre a importância da prevenção permanente e da detecção precoce da doença. E também dar visibilidade sobre a necessidade de apoio psicossocial às pacientes.

Outro objetivo é de promover a inclusão e sensibilizar a sociedade para promover a arrecadação de doações a pacientes em vulnerabilidade social, em tratamento no Hospital de Clinicas e Santa Cruz. Entre os itens de maior necessidade estão fralda geriátrica GG e G, produtos de higiene pessoal e creme hidratante. A campanha começou em outubro de 2021 e vai até setembro.

 

Votação 

Homenagem 1

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária desta terça-feira a proposta que homenageia ex-deputado delegado Rubens Recalcatti (PSD), falecido em abril do ano passado. O projeto de resolução 6/2021, assinado por diversos deputados, foi aprovado em primeiro turno de votação.  

A proposição denomina de Auditório Legislativo Deputado Delegado Rubens Recalcatti o espaço localizado no terceiro andar do prédio do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. O local é onde ocorre semanalmente as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça e demais comissões da Casa, além de audiências públicas. O parlamentar de 72 anos foi vítima de parada cardíaca e estava em seu segundo mandato.  

Assinam a matérias a deputada Cristina Silvestri (CDN); os deputados Ademar Traiano (PSDB); Luiz Claudio Romanelli (PSB); Gilson de Souza (PSC); Delegado Jacovós (PL); Evandro Araújo (PSC); Homero Marchese (PROS); Hussein Bakri (PSD); Luiz Carlos Martins (PP); Marcio Pacheco (PDT); Nelson Justus (DEM); Paulo Litro (PSDB); Tadeu Veneri (PT); Tiago Amaral (PSB); e Tião Medeiros (PTB); e o ex-deputado Delegado Francischini.  

Homenagem  2

Os parlamentares ainda aprovaram em segunda discussão a proposta que homenageia a jornalista Roseli Abraão. O projeto de resolução 18/2021 dá o nome da profissional ao Comitê de Imprensa, área reservada para que os profissionais de comunicação acompanhem as sessões plenárias. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, o texto agora está apto para ser promulgado pela Mesa Executiva da Casa.   

Com quase 50 anos de carreira, Roseli passou pelas redações dos jornais Folha de Londrina, O Estado do Paraná, Correio de Notícias, Diário Popular e Hora H, além de atuado a assessoria de comunicação de governos e políticos. Ao longo de quase quatro décadas, Roseli teve atuação destacada dentro do jornalismo político, cobrindo atentamente a classe política e os Poderes do Estado.  

Nos últimos anos, a jornalista foi servidora da Assembleia e exercia o cargo de assessora de imprensa da Liderança do PMDB na Casa. A jornalista faleceu em novembro do ano passado devido a complicações em decorrência de um tumor cerebral. O texto altera uma resolução de 1992, que nominava o Comitê de Imprensa de Jornalista Wilmar Sauner. Agora, o espaço passa a ser denominado Jornalista Wilmar Sauner e Jornalista Roseli Abrão. 

Títulos  

Assinado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o projeto de lei 739/2021, que concede o título de Utilidade Pública à Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de nome fantasia Lar Dom Getúlio na Providência de Deus, de São Jerônimo da Serra, passou em segundo turno. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, o texto segue para sanção do Poder Executivo.  

Já o projeto de lei 614/2021, do deputado Ademir Bier (PSD), que declara de Utilidade Pública a Associação Inclusive nas Artes, localizada em Curitiba, avançou em primeira votação.  

Contas 

Ainda na sessão ordinária desta terça-feira, o projeto de resolução 4/2022, da Comissão de Tomada de Contas, que aprova a prestação de contas das despesas dos deputados referentes ao mês de julho de 2021, foi aprovado em segunda discussão. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria agora está apta para ser promulgada pela Comissão Executiva da Casa.  

 

Ouça o Podcast relacionado
 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação