Deputado apresenta voto de pesar pelo falecimento de Herbert Bartz, pioneiro do plantio direto

02/02/2021 16h05 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Herbert Bartz morreu no dia 29 de janeiro aos 83 anos.

Herbert Bartz morreu no dia 29 de janeiro aos 83 anos.Créditos: AEN

Herbert Bartz morreu no dia 29 de janeiro aos 83 anos.

Se não fosse por Herbert Bartz o Brasil não seria essa potência no agro, que sustenta a economia e coloca alimento na mesa.  Na década de 70, ele começou a plantar de uma forma diferente do que todos faziam. Sem arar e revolver o solo e plantando por cima da palha da colheita anterior, a terra ficava fértil, além de evitar a erosão. A novidade, que causou estranheza, a ponto dele ser chamado de “alemão louco”, revolucionou a agricultura.

“Todos sabem da força do Paraná e do Brasil no agronegócio, mas precisamos dar o crédito a quem contribuiu para a agricultura brasileira e do nosso Estado se tornarem essa potência. Herbert Bartz enfrentou inúmeras dificuldades, não desistiu, e seu legado permanece. Como produtor rural que também sou, meu agradecimento a quem fez tanto por nós”, comentou o deputado Tiago Amaral (PSB), autor do requerimento de voto de pesar.

Herbert Bartz morreu na sexta-feira (29) de falência múltipla dos órgãos e pneumonia, aos 83 anos. Ele deixa a esposa, Luiza, os filhos Marie e Johann, e netos.  Os filhos herdaram o amor do pai pela terra. Marie é bióloga e Johann, agrônomo. Em 2018, foi publicada sua biografia “O Brasil Possível”, título que Herbert Bartz escolheu.

Herbert Bartz nasceu em Rio do Sul (SC), mas foi criado na Alemanha e conheceu de perto os horrores da Segunda Guerra Mundial. A família voltou ao Brasil na década de 60 e foi morar em uma propriedade rural em Rolândia, onde, a partir das dificuldades que o homem do campo enfrenta, ele teve a ideia de plantar sem arar a terra e direto na palha, técnica chamada de Plantio Direto.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação